Anúncio 1

Últimos Posts

Mexido's Top 10: Os melhores filmes, jogos e livros de 2014


Explicações prévias

Com a chegada do final do ano, as listas e premiações inundam a internet na tentativa de reconhecer os melhores do ano e ajudar os consumidores a não perderem a chande de aproveitá-los. Aqui no Mexido não pode ser diferente e nós resolvemos criar a Mexido's Top 10, nossa nova coluna onde postaremos nos listas com escolhas de jogos, filmes e livros.

Antes de começar, no entanto, preciso mais uma vez destacar que a lista é montada de acordo com nosso gosto e não reflete nenhuma verdade nem deve ser levado muito a sério. Nossa intenção é apenas registrar o que achamos de melhor e tentar dar dicas para quem ainda não conhece algum item das listas.

Para montar a lista, eu (Maik) e meu co-editor (Dissonant) montamos duas listas de top 10 e depois juntamos as duas para formar uma só, colocando comentários breves para justificar as escolhas. Por isso, em alguns casos haverão dois comentários ou apenas um, dependendo se o item foi escolhido pelos dois ou apenas por um. Além disso, só entram na lista os filmes, jogos e livros que conseguimos experimentar no ano. Dessa forma, não se espante se algum "figurão" ou "papa-prêmios" não aparecer na lista, pois significa que não tivemos a chance de aproveitá-lo ainda.

Top 10 games 2014


Comentário Maik: Apesar de já termos mais de um ano da nova geração, ainda são poucos os jogos exclusivos que alcançaram destaque. Ainda estamos na espera de um grande jogo que irá justificar a nova geração de consoles e as promessas de novos lançamentos são animadoras, com alguns desses jogos sendo aguardados ansiosamente por mim, como por exemplo Metal Gear Solid 5, Bloodborn e o novo Silent Hill. Enquanto isso não acontece, sigo jogando preferencialmente no PC e meu PS4 vai pegando poeira.

Comentário Dissonant: Quanto o meu co-editor pediu a lista de 2014, percebi um problemão: não tinha terminado quase nada de jogos. E de fato a minha contribuição é muito pequena. Fica uma reflexão para 2015...:P Juro que vou treinar Fifa 2015 e terminar mais jogos! :P E ir para academia! Talvez algumas podem não ocorrer.

Segue a nossa lista de Top 10 games de 2014:

1) Dark Souls II (PC)
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Continuando o sucesso da série Souls, este jogo conseguiu manter o nível de desafio e o excelente combate estratégico, sem falar dos vilões memoráveis. As suas expansões elevaram a dificuldade para níveis extremos e testaram os jogadores, mas a recompensa foram mais momentos emocionantes no fantástico universo de Dark Souls II.

2) Far Cry 4 (PS4)

Comentário Dissonant: Sabe aquele jogo que você gosta, mas acha que até seria medicamente prudente acabar? É o caso do Far Cry 4. Tem tanta coisa, tanto baú, missões paralelas, ou simplesmente correr pela floresta para ver que fim leva, que é de longe o jogo que mais joguei no ano.  Só fiquei com pena de matar alguns bichos...Enfim... Não comesse se você precisa estudar

3) Fifa 15 (PC)

Comentário Maik: O jogo da EA continua com a coroa de melhor simulador de futebol em sua mais nova versão com gráficos e física aprimorados. Impressionante quantas horas de diversão eu tive e ainda tenho com esse jogo!

4) Destiny (PS 4)
veja nossa análise aqui

Comentário Dissonant: Vitimado pelo próprio hype que havia no lançamento, e pelo custo bilionário de desenvolvimento e distribuição, acabou entregando um resultado muito engessado se comparado com os outros jogos do ano. E falhas no jogo cooperativo, bugs e história muito fraca fizeram essa experiência um pouco amarga, mas boa. Falamos dele no post. Mesmo assim é bem feito e uma experiência obrigatória. Só que espere uma boa promoção.

5) Diablo III: Reaper of Souls (PC) 
veja nossa análise aqui

Comentário Maik: A primeira expansão do aclamado RPG de ação conseguiu reviver o jogo e finalmente transformá-lo no que os fãs queriam desde o começo com novos modos de jogo e sistema de loot repensado para garantir diversão por muito tempo.

Comentário Dissonant: E a adaptação para os consoles ficou surpreendentemente boa!

6) Middle Earth: Shadow of Mordor (PC)

Comentário Maik: Uma grata surpresa, este jogo me cativou com seu combate cinematográfico e evolução do personagem, mas sem dúvida o destaque vai para o inovador sistema "Nemesis" e a oportunidade de travar batalhas marcantes contra os capitães uruks.

7) Dragon Age: Inquisition (PC)

Comentário Maik: Ainda estou terminando este imenso jogo, mas já consigo saber que se trata de um dos melhores do ano por sua jogabilidade apurada e flexível que agrada tando aqueles que preferem um combate em tempo real (eu) quanto os que gostam de uma abordagem mais estratégica. A história é cativante e existe uma infinidade de quests para se realizar no vasto mundo aberto do jogo.

8) Whatch Dogs (PC)

Comentário Maik: Mesmo não sendo tudo aquilo que foi prometido (principalmente em termos de gráficos) e de missões paralelas repetitivas, este jogo conseguiu inovar no gênero e fornecer uma boa alternativa para aqueles que não curtem tanto o GTA.

9) Metal Gear V: Ground Zeroes (Xbox 360)
veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Ok, este jogo foi na verdade um "demo de luxo" do próximo jogo da série Metal Gear, mas ele conseguiu de forma competente revelar o novo motor gráfico e as novidades que aguardam os fãs da série.

10) P.T. (PS4)

Comentário Maik: E este sequer foi um demo, mas apenas um "Playable Teaser" que serviu para anunciar o novo Silent Hill que será estrelado por Norman Reedus e criado numa parceria interessante entre Hideo Kojima e Guilhermo Del Toro. Ainda assim, posso dizer que nunca fiquei tão incomodado/assustado em jogar algo em toda a minha vida. Tive que acender a luz e insistir muito para conseguir superar o senso de terror e o medo que tomavam conta de mim sempre que tentava. Isso sem falar da dificuldade em fazer o bendito telefone tocar!!! Como é de graça, fica aí a recomendação para os corajosos! E que venha esse Silent Hill!

Top 10 Filmes 2014

A sétima arte não decepcionou em 2014 e nos entregou grandes filmes dos mais variados gêneros. Mais uma vez os super-heróis se destacaram, mas isso não impediu uma boa safra de filmes mais tradicionais, com destaque para Garota Exemplar que com certeza é um dos grandes candidatos a "papa oscar". Destaque também para o show de Andy Serkis em mais um Planeta dos Macacos e para o fim apoteótico da trilogia do Hobbit e da franquia de Tolkien no cinema.

Vamos à nossa lista de Top 10 filmes de 2014:

1) Garota Exemplar
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Ben Afleck mostrou mais uma vez seu talento, mas o grande destaque ao meu ver foi a interpretação majestosa de Rosamund Pike. Pontos para David Fincher que conseguiu mais uma vez criar um filme que prende o espectador e não decepciona as expectativas que crescem ao longo da trama.

2) Planeta dos Macacos: O confronto
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Se muitos questionaram a possibilidade de indicar Andy Serkis ao Oscar pelo primeiro filme do reboot da série Planeta dos Macacos, agora ele prova de uma vez por todas que seria totalmente justo esse reconhecimento pelo seu excelente trabalho de dar vida ao macaco protagonista. Ele rouba a cena mas o resto do filme segue esse patamar com um excelente roteiro e ótimos atores coadjuvantes.

3) X-Men: Dias de um futuro esquecido
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: A ideia de voltar ao passado para salvar o futuro funcionou tão bem que conseguiu corrigir os erros cometidos no terceiro filme da franquia. Além disso, este filme uniu de forma magistral
o antigo elenco com o universo de "Primeira Classe". Que venha o Apocalipse!

4) Guardiões da Galáxia
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Ninguém acreditava que este filme poderia sequer se igualar ao que já havia sido feito no universo cinematográfica da Marvel, mas como nós estávamos errados! Com personagens carismáticos, humor bem dosado e muita ação, esta jóia arrebatou as bilheterias e criou mais uma franquia para se somar a este já vasto universo de super heróis.

5) Uma aventura Lego
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: "Tudo é incrível" neste filme infantil que arrancou muitas risadas e emocionou vários adultos que, como eu, brincaram de Lego na infância. Um humor inteligente e um roteiro criativo são só alguns dos ingredientes que fazem parte da receita desta agradável surpresa.

Comentário Dissonant: Da ideia absurda de fazer um filme do mundo Lego chegamos a esse filme surpreendente.

6) No Limite do Amanhã
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Tom Cruise parece estar literalmente atirando para todos os lados e fazendo uma enxurrada de filmes de ação, mas esta versão bélica de "Feitiço do Tempo" tem grandes méritos e, caso tivesse sido melhor divulgada (e com um título menos brega) poderia ter se saído melhor na bilheterias.

7) O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: A conclusão da trilogia Hobbit também sofre um pouco do "complexo de enchimento de linguiça", mas ainda assim traz batalhas épicas e encerra de forma digna a franquia de Tolkien nos cinemas, deixando muitas saudades nos fãs.

8) Interstelar
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Apesar de no final ele rasgar a lógica e virar uma fantasia científica, é impossível negar o trabalho fabuloso de fotografia, os efeitos de cair o queixo e a interpretação fantástica de Mathew McCounaghea.

Comentário Dissonant: Eu queria um filme épico espacial. Veio um outro tipo de filme. Só que é digno de citação e da leitura do post.

9) Godzilla
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Com certeza o meu lado nerd está falando mais alto, mas eu gostei deste filme que conseguiu trazer algo além da destruição que já esperávamos. Brian Cranston foi um bônus legal e os efeitos especiais das criaturas me deixaram de queixo caído. Que venha o King Kong pra levar umas rajadas de raios radioativos!

10) Robocop
- veja nossa análise aqui

Comentário Maik: Mesmo sendo um fã incondicional do filme original e achar que o reboot não chega aos pés do mesmo, é preciso reconhecer os méritos de Padilha ao conseguir colocar o conflito ético e psicológico no centro de sua trama neste filme que pode ser considerado mais como um drama de ficção científica.

Top 10 Livros 2014 + Eu queria ter lido


1) Perdido em Marte
- veja nossa análise aqui

Comentário Dissonant: Sou suspeito, mas como não citar esse divertido livro que deve virar filme com Matt Damon em 2015. Já já teremos o trailer desse divertido e azarado marciano(tem um motivo muito bom para ele se considerar assim) que foi devidamente descrito no post aqui do blog. Se você é nerd ou gosta de uma boa aventura espacial, obrigatório. Vá e seja feliz.

2) E se? 

Comentário Dissonant: Livro de Randall Munroe o qual é mais conhecido na internet pelo excelente site xkcd. E qual é a ideia do livro? Como diz o subtítulo do livro "Respostas Científicas para perguntas absurdas". Foi um sucesso de pré-vendas na Amazon e a reação do público ainda é muito boa. Livro interessantíssimo e engraçado pelas situações! Ótimo para sair do normal.

3) Star Wars - Herdeiro Do Império 

Comentário Dissonant: Havia um mundo de histórias a parte da série de filmes que vão ganhar um novo episódio, sendo que algumas são do universo oficial e outros não. E ainda que essa série de livros não seja aproveitada nos filmes que vem por aí, é uma ótima pedida para os fãs. A série é mais antiga de que 2014, mas veio por essas bandas essa reedição.  
O livro começa com o plano de recuperar o controle da galáxia pelo gênio militar grão-almirante Thrawn que a bordo do destroyer estelar Quimera, isso logo depois do que aconteceu no filme 6 da série oficial. Vale sem dúvida. Ótimo presente! :)

4) O Bicho-da-Seda

Comentário Dissonant: O segundo livro de Robert Galbraih, pseudônimo de J.k. Rowling("mãe" de Harry Potter), continua com o detetive Cormoran Strike, só que dessa vez em um mistério de quem matou o escritor de um livro cheio de podres de uma série de pessoas. Um clássico caso de livro bomba. E a pergunta também famosa: quem, de tantos, teria matado esse escritor inconveniente? Juro que não fui eu. Estou lendo mesmo não tendo lido o primeiro livro da série "O Chamado do Cuco". 

5) Garota Exemplar

Comentário Dissonant: Se você não viu o filme, vale muito a pena ler o livro primeiro e só depois ver esse ótimo filme. Mas se você fez assim como eu e já viu o filme, isso não é problema.   Gillian Flynn, a mesma que também assinou o roteiro do supra citado filme, justifica o sucesso estrondoso no EUA no ano passado, com elogios de grandes personalidades. Você ainda vai poder vai se deliciar com a construção de cada personagem, a dinâmica desse casal e principalmente a visão de Amy Dunne, a garota exemplar que  desaparece e deixa como principal suspeito o obtuso marido. Um excepcional exemplo de como se pode contar uma boa história.

6) Máquina de Armas

Comentário Dissonant: Um péssimo dia para o detetive John Tallow. Ele acaba de perder o parceiro e encontrar, sem querer, uma casa com centenas de armas, e pior, todas elas foram usadas por crimes sem solução em NY. O porquê de tantas armas juntas com esse histórico faz ninguém feliz no departamento de polícia. A regra de quem encontra a bagunça, limpa implica também para a chefe dele. Mas muito menos para o caçador, um bizarro serial killer. O talento de Warren Ellis, com uma pegada claramente de quadrinhos, fica muito evidente nesse livro tenso. Vale muito e outro excepcional presente!

7) O Circulo

Comentário Dissonant: Nesse livro que tem muito pedigree , Dave Eggers apresenta um mundo onde corporações dão as cartas, a informação é extremamente vigiada e moldada a interesses difusos. Lembra uma série de empresas famosas. E também nossos tempos. Fundamental reflexão sobre tecnologia, privacidade  e democracia. 

8) Astronauta, Singularidade

Comentário Dissonant: Para aqueles que tem se divertido, e MUITO, com os livros da Graphic MSP, sempre fica aquele gostinho de quero mais. E graças a Deus chega a outra aventura desse querido personagem que vai investigar um buraco negro que se mostra na origem de muitas aventuras. Danilo Beryuth entrega uma ode com muitos Easter Eggs e soluções de roteiro que fogem do lugar comum. E claro, um juramento que isso é apenas o começo. Tem que ser!

9) Valente - Para o que der e vier

Comentário Dissonant: E a saga de Valente, esse cãozinho que tão bem descreve parte da história de nossas vidas, continua quando ele entra para faculdade e começa a ter uma ideia da vida adulta. Mas uma excepcional obra de Vitor Cafaggi, gente boníssima, é um must buy, ou no mínimo uma grata surpresa. Tumultuada e com muitas dúvidas, a vida amorosa desse personagem prova que sensibilidade e profundidade tem sim espaço nos HQs. E é do BRASSSSIL! Vamos falar mais dessa série no ano que vem. Aguardem!

10) De repente, uma batida na porta

Comentário Dissonant: As vezes uma boa cronica é a melhor forma de abordar um tema difícil , mas vital. E melhor ainda com um humor nonsense desse escritor israelense que veio para o Brasil esse ano. São 38 histórias rápidas em uma batida bem parecida com Veríssimo. Confira e se divirta.

Não Li, Mas Compraria

Ok, infelizmente por orçamento ou o seu derivativo, tempo, há livros que a gente queria ter lido em 2014. Essa é a parte que eu somaria esses aí: 

Os Luminares de Eleanor Catton, a ganhadora mais jovem do Man Booker Prize(e ainda é gatinha).
Um Outro Amor do norueguês Karl Ove Knausgård, parte da obra que conta com 6 partes e tem tido uma comparação muito grande ao Em Busca do Tempo Perdido de Proust. Definitivamente para ler quanto estiver bem "susa".

Battle Royale de Koushun Takami que veio ao Brasil finalmente esse ano. Muitos dizem que ele sim é a verdadeira expressão do que vimos nos Jogos Vorazes. Se o filme de mesmo nome é surpreendentemente violento, imagina o livro

Adutério de Paulo Coelho. Ok, eu fico um pouco com um pé atrás, mas foi o campeão de vendas na loja da Apple. O que ele tem de mérito? Não sei, mas sou curioso. Por que não tentar?

O pintassilgo, de Donna Tartt poderia ser um livro chato. O mundo da arte, perda da mãe e ...Opa, submundo da arte. Dizem que é um livro onde não consegue parar de ler. Parece uma boa aposta.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário