Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez: Interestelar

Dois editores. Um blog e um caldeirão. E o espaço! Veja o que acontece com tudo isso nesse polêmico filme de Nolan

Cuidado com o teto baixo... E também com o degrau na história!


Nota imdb: 9,2 (até o dia da postagem...e descendo)
Título original: Interstellar
Ano de Lançamento: 2014

Diretor: Christopher Nolan

Estrelas: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Wes Bentley, Michael Caine, Topher Grace, Casey Affleck e outros
Sinopse: Em um mundo semi-apocalíptico, onde grandes tempestades de poeira e pragas assolam as populações, um grupo de cientistas apostam em uma desesperadora saída para a situação na Terra. E para tanto, eles simplesmente vão muito além das nossas estrelas. Vamos dividir o post em um "Dual Shock":duas opiniões que podem, ou não, coincidir.


Maik:

Quando Nolan revelou que seu próximo projeto seria um filme de ficção científica, muitos cinéfilos (inclusive eu) ficaram ansiosos com o que ele traria de novo ao gênero, principalmente porque ele se estabeleceu com um dos melhores diretores da atualidade. Depois de assistir ao filme, a minha impressão é de que o diretor quis surpreender seus fãs e criar algo que não se baseasse apenas na lógica e racionalidade.

A história mostra um futuro não datado onde o planeta sofre com pragas nas plantações e  escassez de alimentos. Diante dessa realidade, todos precisaram se transformar em fazendeiros. Sem a perspectiva de melhora, a única alternativa é buscar um novo planeta para dar continuidade à raça humana.

O filme, que tem quase três horas de duração, começa como uma ficção convencional e utilizando teorias da física e explicações lógicas para justificar a trama. Tudo isso, claro, é permeado pelas belíssimas imagens e direção de arte que já são um marco de Nolan. Com o uso de efeitos práticos e o mérito de não ter usado a famosa "tela verde" nenhuma vez, o filme salta aos olhos com uma representação primorosa do espaço e sua imensidão.

As atuações também são excelentes e cada ator mostra que foi a escolha certa para seu papel. O destaque, claro, vai para a interpretação fantástica de Matthew McConaughey com uma grande entrega emocional. Também é preciso ressaltar a excelente Jessica Chastain e a "estrela surpresa" que, se revelada, estragaria a trama. Eu recebi com grande surpresa o destaque das atuações e do desenvolvimento tão profundo de personagens, principalmente em se tratando de um filme de Nolan. Fica claro o desejo de trabalhar os conceitos de amor e laços familiares e isso é algo bem vindo em filmes que, teoricamente, teriam a ciência como centro.

Só que, se aproximando do final, o filme muda seu rumo e começa a subverter a lógica ao ponto de deixar de ser um filme de ficção científica para passar a ser um filme de "fantasia científica". Ao invés de seguir o caminho da racionalidade, Nolan decide rumar para o lado mais artístico e isso exige que o espectador dê grandes saltos de fé para manter a consistência da trama. Mesmo com as excessivas explicações feitas pelos personagens, fica difícil engolir as ideias e a forma como tudo se conecta.

Mesmo sabendo que Nolan poderia ter optado pelo caminho mais lógico e que isso resultaria em um excelente filme para entrar no hall de clássicos do gênero, ainda acho que sua escolha resultou em um bom filme. Ele é aquele tipo de filme que será debatido por muito tempo e gerará reações variadas, mas acredito que acabará sendo tratado como um cult no futuro. Na tentativa de homenagear o clássico 2001 de Kubrick, Nolan decidiu fazer um filme mais artístico e com discussões filosóficas e até espirituais, talvez buscando provar que, além de um diretor  tecnicamente infalível, ele também é um gênio criativo. Fica a cargo do espectador decidir se ele teve sucesso.


Dissonantbr:


Por ser sem dúvida um dos filmes mais esperados do ano, fizemos um esquema especial e os dois editores (eu e o Maik) foram ao cinema prestigiar a mais nova cria de Nolan. Como diziam os sábios budistas, a expectativa leva a frustração. Só que esse filme é polêmico justamente por isso. Calma.

Interstellar foi cercado de mistério desde o seu lançamento. O trailler inicial não conseguia explicar muita coisa. Os traillers seguintes tão pouco mostravam muita coisa. E isso tem um motivo. Quanto menos você souber do filme, quem sabe melhor o efeito dele sobre você. E já digo: é um filme obrigatório. Vamos primeiramente as suas virtudes.

O filme fala sobre momentos difíceis, onde a Terra mandou que a Humanidade devolva o apartamento: tempestades tornam as plantações inviáveis, pragas são constantes e... E o espírito desbravador foi substituído pelo pragmatismo extremo. Como o filme fala, é difícil pensar nas estrelas quando você tem que colocar comida na mesa. Isso lembra muito um país sul-americano. E o filme consegue te envolver no problema inicial principalmente por conta de Matthew McConaughey(agora sempre lembro dele do True Detective) com uma boa ajuda de Michael Caine. As imagens e o som te fazem babar de tão bem feitos. Conceitos de física de ponta são apresentados e esticados....E como são esticados. Até aí tudo bem. Tudo ia bem até....

Até que algo acontece no filme(que tem 3 horas de duração) lembrando a Apollo 13... Um problema no inicio que foi virando um problema cada vez mais grave até explodir e comprometer a missão... Que vira uma luta para que você ache o filme...simplesmente bom. Não podemos falar muito nessa parte do post, porém faremos algo novo(não na Internet....:P).  Muitos pensariam até aqui: "- Eles enrolaram, enrolaram e não falam se vale ou não." Sim, vale muito! Vá e veja em um XD ou IMAX(pena que Bsb não tem um bom cinema que mereça o título de IMAX....:(). Só que retorne no post e leia a parte abaixo que contem SPOILERS!!!! . O filme é polêmico e merece comentários, mas faça um favor a si mesmo e não leia antes de ver o filme inteiro. Sendo assim, por favor retorne e se deseja comentar o filme, é mega convidado. Apenas sinalize os momentos de spoilers, por favor!
.
.
.
.
.COMENTÁRIOS QUE CONTEM SPOILERS...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.     CUIDADO!!!! SPOILERS ABAIXO....
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
. OK... E aqui vão eles....
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
      -------------------------------------SPOILER FREE ZONE---------------------------------------------------
.
.
.
Well... Acho que o filme vendeu e até incentivou justamente esse sentimento de instigação. Instigação da aventura, do descobrimento, da não conformação. E ele mostrou que esse sentimento, que de fato vem do sentido de autopreservação, pode sim chegar quando as coisas podem estar literalmente no limite. Ok, até aí tudo bem.

A excepcional ambientação espacial, a nave, os robôs e até os despreparados cientistas...Ok... Tudo caminhava para um excelente filme. Só o perigoso elo família, a insistência de um drama familiar como eixo da história... Hummmm.... Ok, ainda pode se tornar um excelente filme... Mas aí ele apela para uma série de clichês: cientista maluco(com Matt Damon que não citamos para não termos um spoiler), uma série de situações que restringem as opções até a solução Deus Ex(que atende por "aquela forçada monstra de barra") e um momento bem anos 60... Muita viagem...E sem necessidade. E isso pode ter uma razão.

Uma teoria é a seguinte: Nolan não queria fazer apenas mais um filme de ficção científica onde o visual era o principal. Ele queria que esse detalhe fosse o catalisador de uma história humana.  Só que ele faz da forma errada. A necessidade estúpida das máquinas serem supervisionadas por humanos(e que decepção! Máquinas que dizem "impossível" para logo depois serem corrigidas por iniciativas humanas), o egocentrismo americano(sim. Os EUA são fundamentais, mas há outros países no mundo, certo?), o problema clássico do ovo e a galinha nas viagem do tempo e ,por fim,  um sentimentalismo que destoa e faz o filme pecar para quase um filme espírita....em uma ficção científica.

Resumindo:Nolan foi sugado pelo enorme Buraco Negro do gênero sci-fi que atende por 2001. E há grandes referencias a esse marco! Os robôs são monolitos pretos(e apesar de burros, são muito simpáticos), a viagem psicodélica de ida e volta no espaço tempo. E as viagens na maionese! Porém e se as pessoas desejassem um bom filme de ficção sem esse gosto ruim e hippie no final? Seria pedir demais? E que mania de entortar o céu! Que coisa!(Na estação Cooper, há o motivo de a própria estar girando para dar a impressão de gravidade).

Como grande mérito, destaco o conflito da importância da continuação da Humanidade com o ego de personagens(nos personagens do Michael Cain e do Matt Damon), conflito esse que faz que os mesmos neguem, e muito, a simples aceitação que eles falharam e fazem que todos os recursos são justificáveis para que a Humanidade tenha outra chance(na verdade eles tenham uma nova chance). E isso destoa do comportamento do personagem de Matthew que sempre vê uma forma de contornar a situação.

Talvez Nolan pecou por vender o filme de forma errada: não é um filme espacial, mas de arte conceitual. E não conseguiu totalmente nem um, nem outro.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário