Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Diablo 3 - Reaper of Souls


- Plataforma: PC
Metascore: 87 (User Score: 6,5) - Até o dia da postagem

Já havia feito um post com minhas primeiras impressões sobre as modificações que chegaram pouco antes da expansão (veja aqui) e agora chegou a hora de fazer minha análise final após ter jogado toda a campanha nova (ato V) e experimentado o modo aventura.

O ato V mostra o anjo da morte Malthael se apoderando da "Pedra Negra das Almas" e espalhando terror com seus soldados enquanto busca usar o poder maligno da pedra para atingir seus objetivos nefastos. Mas isso não importa tanto, pois como todo fã de Diablo sabe a história é apenas um pano de fundo para a justificar o hack'n slash. Conforme demonstrado previamente em seus trailers, a expansão possui um tom muito mais sombrio do que o jogo e se aproxima da essência e do legado estabelecido pela série nas iterações passadas. Isso, aliado a novos inimigos que exploram bem mais as fraquezas do jogador (malditos esqueletos arqueiros!!!), proporciona uma experiência gratificante e recompensadora para os fãs da franquia. A crítica fica para o tamanho exagerado de alguns mapas e a escassez de "waypoints" que, em níveis de dificuldade maiores (como o Tormento, no qual joguei), obrigam o jogador a ficar mais de 3 horas até conseguir eliminar todos os inimigos e atingir um checkpoint para não perder o progresso. Muitas vezes fui obrigado a sair correndo atrás do final do mapa porque precisava parar de jogar e ainda não tinha conseguido achar o checkpoint. Talvez isso se deva também ao fato de ter jogado toda a expansão sozinho.

Como já havia escrito, esta expansão trouxe não só um novo ato para o modo de campanha mas também o inédito modo aventura, isso sem falar das atualizações no jogo original (o tão falado loot 2.0) e o fechamento da casa de leilões que coincidiram com seu lançamento. Devo dizer que tudo isso se resume no fato de que finalmente um balanço satisfatório entre desafio e recompensa foi alcançado, permitindo que os jogadores obtenham itens raros e sets dentro do próprio jogo e sem precisar apelar para dinheiro real como na época da casa de leilões. Com a adição de mais desafios e quests paralelas durante a campanha, como os baús mágicos espalhados pelos mapas, o jogo alimenta de forma constante e saudável o desejo do jogador em obter itens.

Manda um convite aí pra essa "party"!

Infelizmente, por falta de tempo não consegui experimentar o novo personagem, Crusader, pois preferi continuar evoluindo meu bárbaro Kalydor e focar na nova campanha ao invés de começar do zero.

Fico feliz em dizer que o término da expansão não significa o fim da diversão, muito pelo contrário. Assim que o ato V termina é possível acessar o modo de aventura e continuar obtendo experiência e itens ao cumprir as missões randômicas apresentadas nos mapas. Após terminar todas as missões do mapa, Tyrael dará um pequeno baú cheio de tesouros para o jogador. Também, a cada missão, o jogador recebe um cristal e ao juntar cinco é possível abrir um portal para o Nephalem Rift e enfrentar um desafio maior que traz ainda mais recompensas. A quantidade de experiência e dinheiro obtidas é bem interessante, principalmente nos níveis de dificuldade elevados. Deixo a dica de não tentar abrir todos os mapas e focar no cumprimento das missões para otimizar os ganhos. Isso tudo, aliado ao fato de agora poder continuar evoluindo seu personagem através dos "Níveis de Excelência" e de poder modificar as armas mágicas através da nova artesã, garante que o jogador poderá jogar centenas de horas e ainda manter o sentimento de recompensa e a diversão. Isso sem falar dos novos segredos e missões inseridas, como a nova Máquina Infernal (clique aqui para saber mais).

Para os fãs da franquia e amantes de RPG de ação, este jogo, que começou meio cambaleante, evoluiu ao ponto de se tornar indispensável com esta nova expansão e modo aventura. Realmente é como se fosse um Diablo 4 e os seus seguidores podem finalmente saciar seu desejo por itens e experiência por horas a fio, se é que este desejo poderá ser saciado algum dia considerando a quantidade de conteúdo e as infinitas possibilidades disponibilizadas por este jogo.


Nenhum comentário