Anúncio 1

Últimos Posts

Mexido's Top 10: Os 10 melhores filmes de 2016

Chegou a hora de escolher os 10 melhores filmes que assistimos neste ano de 2016
                                                                                                                                                   

Explicações prévias

Mais um ano está chegando ao fim, mas antes de estourar a champanhe e dar adeus a 2016, vamos reservar um momento para celebrar aqueles que achamos ser os melhores filmes do ano. Antes de começar, no entanto, preciso mais uma vez destacar que a lista é montada de acordo com nosso gosto e não reflete nenhuma verdade nem deve ser levado muito a sério. Nossa intenção é apenas registrar o que achamos de melhor e tentar dar dicas para quem ainda não conhece algum item das listas.

Para montar a lista, eu (Michael) e meu co-editor (Dissonant) montamos duas listas de top 10 e depois juntamos as duas para formar uma só, colocando comentários breves para justificar as escolhas. Por isso, em alguns casos haverão dois comentários ou apenas um, dependendo se o item foi escolhido pelos dois ou apenas por um. Além disso, só entram na lista os filmes que conseguimos experimentar no ano. Dessa forma, não se espante se algum "figurão" ou "papa-prêmios" não aparecer na lista, pois significa que não tivemos a chance de aproveitá-lo ainda.

Os melhores filmes de 2016

Em uma época onde continuamos a ver filmes de super-heróis e o revival da franquia Star Wars dominarem as bilheterias, também tivemos boas surpresas com filmes pequenos e com outras grandes produções que conseguiram converter as expectativas em excelentes experiências. A diversidade da lista mostra que tivemos grandes representantes de vários gêneros e a certeza de que o público em geral ficou bem satisfeito com a contribuição do ano de 2016 para o cinema.


1) A Chegada (The Arrival) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: Este filme não foi feito para o grande público, mas sim para os fãs mais "hardcore" de ficção científica. Quem for esperando um espetáculo visual  de efeitos e explosões ou tiradas de humor a cada 5 minutos com certeza irá se decepcionar. No entanto, se você gosta de filmes de ficção que são realistas e te fazem usar a massa cinzenta para entender suas nuances, fica a recomendação de um dos melhores filmes do gênero nos últimos anos.
- Comentário Dissonant: Acho que o maior problema que houve com esse filme foi a forma errada de que ele foi vendido. Não é apenas um filme de invasão de aliens. É muito mais do que isso. E realmente passa longe de algum filme de Michael Bay. Aposto que vai ser eleito para um clássico cult sem dúvida nos próximos anos. Corra e veja esse filme(e veja também Incêndios, do mesmo diretor!!)


2) Capitão América - Guerra Civil (Captain America: Civil War) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: Depois de uma estreia marcante no mundo Marvel em "Capitão América: Soldado Invernal", os "Irmãos Russo" mostraram mais uma vez seu grande talento em um filme que, pelo menos na minha modesta opinião, é o melhor filme da Marvel até hoje.


- Comentário Dissonant: Se você ignorar as oportunidades(vários arcos e a maluquice que foi a Guerra Civil 1.0(porque houve mais uma versão recentemente nos quadrinhos), o que dava para fazer dentro de um filme e, principalmente, qual é o master plan para o universo Marvel, é um bom filme sim. 

3) A Qualquer Custo (Hell or High Water) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: Com uma recepção muito positiva no exterior e com ótimas críticas, este filme é uma excelente pedida para aqueles atrás de um bom filme policial com toques de drama e é uma excelente surpresa com interpretações poderosas de seu elenco principal.
- Comentário Dissonant: Curiosamente deve ser uma das grandes apostas de Oscar no ano que vem. Pena que no Brasil o pessoal ainda não trouxe para o circuito nacional e já está disponível em streams lá fora.

4) Sing Street - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: As referências à década de 80 são centradas na questão musical, mas todo o ambiente e figurino também nos remente àquela época saudosa, o que traz um ar bem leve e cativante ao filme. A história como um todo é muito envolvente e você nem sente o tempo passar enquanto mergulha na fantástica jornada que os personagens atravessam.
- Comentário Dissonant: Saudosismo, só que bom...:)

5) Zootopia - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: Uma história sobre a importância de seguir seus sonhos apesar das adversidades contada de uma forma muito inteligente e carismática neste que é um dos melhores filmes de animação dos últimos anos.
- Comentário Dissonant: Acredito que foi um filme de estrutura simples, nada muito rebuscado, mas com uma mensagem importante, e até bem realista, sobre as diferenças, preconceitos e a busca dos nossos sonhos. Surpreendeu bastante.


6) Capitão Fantástico (Captain Fantastic) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: É um belíssimo filme que tem muito a nos ensinar, mesmo àqueles que não pretendem ser pais, pois todos somos filhos e podemos sempre apreciar melhor os sacrifícios que fazem parte desta tão importante tarefa de criar seres humanos.
- Comentário Dissonant: Mesmo com um atraso gigante frente a estréia americana, é uma excelente pedida para filme de final de ano. Muito bonita a reflexão sobre educação, legado e felicidade. E família. Vale muito

7) Hunt for the Wilderpeople - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: uma aventura cativante e engraçada, esta película que é uma rara brisa de inovação no meio da poluição pré-formatada de Hollywood. Mérito da direção corajosa e inspirada do talentoso diretor Taika Waititi que desponta como um dos mais promissores da nova geração.
- Comentário Dissonant: fica a nossa torcida para esse diretor na sua estrada de sucesso. Porque é um pulgente filme.

8) Sully- O Héroi do Rio Hudson (Sully) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: com mais uma direção segura e precisa de Clint Eastwood e uma performance de Tom Hanks que nos traz à memória seus melhores filmes, este longa consegue inserir muitos elementos interessantes e desconhecidos em uma história que aparentemente não prometia muitas surpresas.
- Comentário Michael: para que fazer um filme sobre uma história que o pessoal já sabe o final, certo? Porque havia importantes reflexões sobre problemas que ninguém sabia. E que mais um bom filme de Tom Hanks e Clint tinha que ser feito. Sorte nossa.

9) Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and The Two Strings) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: Para todos aqueles que gostam da cultura japonesa e de sua ambientação, este é um ótimo filme que, apesar de não ter sido feito por japoneses, faz jus ao incrível legado dessa nação. E, mais do que isto, este é um fantástico filme de animação com uma mensagem inspiradora para todas as idades.
- Comentário Dissonant: Pois justamente o mais forte do filme é o roteiro que nós dá uma pequena mostra da riqueza da cultura japonesa. Vale muito a pena até como lição de vida. Vale sem dúvida.

10) Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One) - veja nossa análise aqui

- Comentário Michael: tirando as bizarrices de personagens digitais mal utilizados e uma clara impressão de que o terceiro ato foi bastante modificado em relação aos primeiros trailers, a verdade é que a Força é forte neste filme e ele conseguiu superar as imensas expectativas agradando fãs antigos e ao mesmo tempo inovando em vários aspectos, mostrando que esses filmes derivados do universo Star Wars serão uma coisa comum no futuro próximo.
- Comentário Dissonant: como mérito de sair da zona de conforto, mostrando algo novo e com uma menor presença dos grandes heróis da série(não falei vilões...:)), gerou uma polarização entre fãs e uma boa recepção do público geral. Porém o maior legado é mostrar que podem existir bons spins offs da saga.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário