Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Mars (2016)

Mais uma dramatização sobre uma viagem a Marte, mas agora com menos piadas. 
                                                                                                                                                   
Nota imdb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Mars
Ano de Lançamento: 2016
Número de Episódios: 6
Sinopse: A primeira viagem tripulada da Terra para Marte em uma missão no ano 2033 para colonizar o planeta vermelho.


Muitos questionam a necessidade e a capacidade de uma viagem tripulada a Marte, mas o fato é que já sabemos que essa aventura está sendo planejada e é só uma questão de tempo para que ela aconteça. Mas será que o homem realmente deveria conquistar Marte como fez com a Lua? Este "docudrama" feito pela National Geographic e lançado agora no final de 2016 levanta justamente essas discussões e tenta explicar os desafios envolvidos e as motivações científicas em paralelo a uma dramatização de uma missão para colonização do planeta vermelho em 2033.

Cada episódio desta minissérie (que tem seis no total) alterna momentos de documentário e de dramatização. Nas partes de documentários, temos depoimentos de diversos estudiosos e especialistas do ramo e também um pouco de história sobre a exploração espacial, mostrando os riscos de uma viagem à Marte e a tecnologia necessária para viabilizar essa aventura. Na parte da dramatização, acompanhamos uma missão em 2033 que leva uma tripulação responsável por criar a primeira colônia de seres humanos fora da Terra.

Ainda que essa transição entre documentário e drama não seja muito suave e acabe gerando um pouco de confusão, é um formato interessante que ajuda cimentar a ideia de que esta viagem a Marte é um fato científico e não ficção científica. Agora que temos a colaboração de agencias espaciais e de empresas privadas (como a SpaceX), a missão já está sendo planejada e realmente é só uma questão de tempo até que a tecnologia necessária seja desenvolvida.

Na parte da dramatização, ainda que não estejamos diante de uma superprodução como em "Perdido em Marte", os efeitos são muito bons, assim como os atores e a produção. Claro que são inseridas muitas dificuldades para aumentar a emoção, mas o foco excessivo no componente humano irá desagradar aqueles que esperava mais enfase na parte científica. Ainda assim, é uma narrativa plausível e que representa bem um cenário para concretização dessa viagem.

Para todos os fãs do tema de exploração espacial e que gostam de ficção bem embasada, esta é uma ótima chance para saber mais sobre essa que promete ser a maior jornada da raça humana em toda a sua história. Seja para afirmação tecnológica ou para assegurar nosso futuro no universo, a viagem para Marte e sua futura colonização nunca estiveram tão próximas.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário