Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: A Chegada (2016)

Ficção científica levada a sério e feita para adultos
                                                                                 

Nota imdb: 8,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Arrival
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Denis Villeneuve
Estrelas: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.


O gênero de ficção científica está carente de filmes bons e sérios, principalmente quando colocamos a palavra "alienígena" no meio. Hollywood tem mandado uma enxurrada de superproduções cheias de efeitos especiais e explosões, mas geralmente falta conteúdo e sobram clichês. Isso sem falar das ótimas oportunidades desperdiçadas, como em Interestelar. Sendo assim, quando um filme como 'A Chegada' aparece, é uma ocasião para celebrarmos.

O filme mostra a reação da humanidade após a chegada de espaçonaves alienígenas em diferentes locais e os esforços que os governos (com foco nos Estados Unidos, claro) dispendem para tentar entender o motivo dessa "visita". Neste cenário, a protagonista, especialista em línguas, é chamada para  ajudar na comunicação com os alienígenas. Infelizmente não podemos falar demais da trama para não estragar surpresas, mas o fato é que temos uma história bem interessante, tanto em termos de desenvolvimento de personagem quanto em termos científicos. Muitas questões relevantes são levantadas e respondidas de maneira satisfatória. Claro que outras coisas acabam ficando no ar, mas isso é algo esperado de um filme que confia na inteligência do espectador. Em vários momentos eu tive a impressão de que, se um dia vivenciarmos algo assim, o desenrolar seria bem parecido com o que foi retratado no filme, o que fala muito sobre o seu realismo e abordagem mais séria. Ponto para o corajoso diretor Denis Villeneuve, que contou sua história sem se render aos clichês do gênero e usando os efeitos especiais apenas para ajudar a transmitir a mensagem desejada, nada mais.

Em termos de elenco, o destaque vai claramente para a performance digna de Oscar de Amy Adams como a protagonista. Ainda que Jeremy Renner e Forest Whitaker também entreguem boas atuações, é ela quem carrega a responsabilidade de ser o elo central da trama e faz isso com desenvoltura ao retratar um leque de emoções bem amplo e retratar muito bem como uma pessoa normal lidaria com uma situação tão extrema.

Infelizmente, este filme não têm recebido o destaque merecido e talvez passe despercebido do grande público, mas tudo bem. A verdade é que este filme não foi feito para o grande público, mas sim para os fãs mais "hardcore" de ficção científica. Quem for esperando um espetáculo visual  de efeitos e explosões ou tiradas de humor a cada 5 minutos com certeza irá se decepcionar. No entanto, se você gosta de filmes de ficção que são realistas e te fazem usar a massa cinzenta para entender suas nuances, fica a recomendação de um dos melhores filmes do gênero nos últimos anos.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Acho que é um dos melhores filmes que ele fez! Meu filme favorito é A Chegada!! Amy Adams nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos A Chegada a chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir