Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:"Paralelos"(2016)

Acompanhe a inesperada mistura do jeitinho, pirataria e o gosto do brasileiro por jogos eletrônicos




Não raro não me canso de ver o quão criativo é o brasileiro se motivado. E isso também é verdade quando falamos de jogos, pirataria e o jeitinho brasileiro, tema da web-serie da redbull no seu próprio site. Em três episódios, em três diferentes fases, vemos a saga da popularização dos jogos com a participação de alguns protagonistas da época.

Com curtos episódios(o primeiro de 6:39, o segundo de 7:19 e o terceiro de 6:24), cada um deles foca em um momento crucial do mercado brasileiro. O primeiro deles, claro, tinha que tratar da Taito, do começo em lojas sujas para um frágil, mas um império no Brasil. O segundo episódio trata da chegada dos clones no mercado brasileiro por uma série de restrições da época, com o inventivo Phantom System da Gradiente, assim como o Master System da TecToy. E por fim, a popularização da chamadas versões em CDs e DVDs piratas e como eles influenciaram vários que agora participam da industria de jogos no país.

Como pontos negativos temos momentos que queríamos saber mais, sendo a descrição rápida ou que deixa tantas outras perguntas que lamentamos a extensão dos episódios. Também joga contra a participação questionável de alguns convidados especiais. Por fim faltou uma contextualização de toda complexa situação de instabilidade financeira do país nos anos 80/90 e 00s... Operar com dívidas em dólar era definitivamente uma atividade de alto risco e isso nem foi tratado no documentário. Imaginem os riscos judiciais das cópias.

Como pontos positivos, temos contrapontos de alguns convidados, a dica da ausência de um livro mais detalhado da evolução do mercado de games no Brasil(ou mesmo a falta de um longa sobre o assunto),  o resgate, mesmo que tão curto e breve como esse e a confirmação da importância desses eventos na formação de muitos nerds brazucas. É rapidinho(o que paradoxalmente é uma coisa ruim) e vale sem dúvida conferir.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário