Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Capitão América - Guerra Civil (2016)

É um Vingadores 2.5 ou Capitão América? Confira a seguir na nossa análise SEM SPOILERS!             

Nota imdb: 8,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Captain America: Civil War
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Anthony Russo, Joe Russo
Estrelas:  Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson
Sinopse: Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.

De vez em quando eu fico pensando se este fenômeno dos filmes de super-heróis é algo que veio para ficar ou se tem uma data de expiração. Uma coisa é certa: enquanto eles tiverem gerando lucros grandiosos dificilmente irão deixar de aparecer nos cinemas. Apesar de ser um crítico do cinema movido pelo lucro, quando o sucesso de bilheteria é consequência de um filme de qualidade, sou totalmente a favor. E se os filmes de super-heróis que estão sendo planejados forem tão bons quanto este novo filme da Marvel, eu aceitaria até pagar o ingresso adiantado.

Este filme foi baseado em uma das sagas mais reverenciadas dos quadrinhos da Marvel e que é centrada em uma divisão interna dos Vingadores que os coloca em conflito. Apesar de mudar grande parte da história, tanto em termos dos motivadores e dos heróis envolvidos, tudo é feito de maneira inteligente e bem aceitável para que o arco se encaixasse no universo cinematográfico já estabelecido. E o ponto mais importante, o conflito entre o Capitão América e o Homem de Ferro, que é o grande divisor do grupo, está presente e foi representado de forma excepcional. Algumas pessoas podem dizer que este é um filme com um tom mais sombrio e dramático do que o normal, mas a verdade é que tudo isso está recheado com muita ação e com a dose certa de humor. Um equilíbrio perfeito que dá um ótimo ritmo ao filme e consegue também dar um momento nos holofotes para cada um dos inúmeros heróis que participam do longa.

São tantos heróis que, para muitos, este filme vai ser considerado como um "Vingadores 2.5". Além dos rostos já conhecidos temos a excelente estreia de Chadwick Boseman como o Pantera Negra mostrando talento dramático e porte físico e nos deixando ansiosos por seu filme solo. E, claro, temos a aguardadíssima aparição do Homem-Aranha no universo de filmes da Marvel. E que estreia! Tom Holland rouba cada cena em que aparece e nos presenteia com o melhor Homem-Aranha do cinema (sorry, Tobey Maguire) com um estilo recheado de tiradas engraçadas. Mas o elemento que faz com que este filme mereça o título de "Capitão América" é o fato dele ser centrada na figura de Steve Rogers e, mais uma vez, Chris Evans mostra que nasceu para dominar este papel de "herói caxias". Destaque também para Robert Downey Jr. em sua melhor aparição como Tony Stark/Homem de Ferro desde seu filme de estreia em 2008.

As cenas de lutas são muito bem coreografadas e emocionantes, com destaque para os momentos em que os heróis estão distribuindo sopapos entre si. Talvez a minha única crítica seja o fato da maioria das acrobacias do heróis terem sido feitas com efeitos digitais. Diferente dos filmes anteriores, não consegui perceber nenhuma vez em que o Homem de Ferro não estava em uma armadura digital, por exemplo. Ainda assim, os efeitos especiais são de excelente qualidade e não subtraem da diversão.

Depois de uma estreia marcante no mundo Marvel em "Capitão América: Soldado Invernal", os "Irmãos Russo" mostraram mais uma vez seu grande talento em um filme que, pelo menos na minha modesta opinião, é o melhor filme da Marvel até hoje. É preciso ser bem exigente para achar falhas neste filme e já estou curioso para saber o que os caras do "Honest Trailers" irão inventar desta vez. Por falar nisto, veja abaixo uma divertida conversa em que os diretores assistem ao "Honest Trailer" do Soldado Invernal e respondem às críticas com muito bom humor:


O fato deles estarem escalados para dirigir os dois filmes dos Vingadores na saga das "gemas do infinito" só me deixa mais animado com o futuro deste universo cinematográfico que continua nos presenteando com excelentes filmes.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário