Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Shenmue - The Animation (Primeira Temporada - 2022)

 

Um anime que adapta a história dos jogos com respeito ao material original e excelente qualidade de produção
                                                                                                                                           

Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Shenmue
Criadores: Kento Shimoyama
Estrelas: Masaya Matsukaze, Hiroaki Okuda, Austin Tindle
Crítica: Michael

A série de games Shenmue que foi iniciado no Dreamcast tem fãs ardorosos que até hoje clamam pelo término da saga. Com o cancelamento do Dreamcast, apenas dois jogos foram feitos para ele e o terceiro só veio muitos anos depois a partir de uma campanha de croudfunding. Como este último jogo teve uma recepção bem morna (veja o que achamos dele aqui), o futuro da série continua incerto e ainda não sabemos se veremos um desfecho da história neste formato. No entanto, um novo projeto de uma parceria entre Adult Swin e Crunchroll promete sanar este dilema: uma série de anime baseada nos jogos. Após assistir a primeira temporada, posso afirmar que os fãs ficarão bastante satisfeitos com a qualidade da animação e o respeito ao legado da franquia.

Composta de doze episódios, a primeira temporada engloba a história dos dois primeiros jogos e mostra o jovem Ryu Hazuki em uma jornada para encontrar o assassino do seu pai e descobrir os motivos e segredos que cercam este crime. A primeira coisa que vai ficar evidente para quem experimentou os jogos da franquia é que este anime é uma adaptação direta deles. Isso quer dizer que em vários momentos é possível ver cenas ou sons que foram transpostos dos jogos e isso gera uma excelente sensação de nostalgia. Claro que alguns elementos da história foram alterados e outros expandidos, mas o DNA dos jogos está presente de maneira significativa que certamente irá agradar os fãs. E o maior mérito deste respeito ao material original é o fato do seriado conseguir replicar o clima dos jogos e prestar uma homenagem ao que foi feito, mudando apenas o necessário para adaptar ao novo formato.

Em termos de animação, o resultado é muito bom e temos um traço que mescla animação clássica com efeitos de computador. O design dos personagens e locais é também retirado diretamente dos jogos e essa parte foi a que sofreu menos alterações, o que é algo louvável. A trilha sonora também é basicamente a dos jogos, com a adição de algumas outras peças que complementam bem a ação, com destaque para a cativante música de abertura. A dublagem original também tem uma excelente qualidade e mais uma vez mostra respeito ao material original ao trazer a maioria das vozes que dublaram os jogos.

Temos aqui então um seriado que é simplesmente obrigatório para todos os fãs da franquia Shenmue. E pelo fato dos dois primeiros jogos possuírem jogabilidade bem obtusa para os padrões atuais, esta série também pode ser uma boa oportunidade para aqueles que se interessam a conhecer a história da saga sem precisar gastar tanto tempo com eles. Com respeito ao material original e excelente qualidade de produção, esta série é um exemplo de como adaptar conteúdo de jogos. Resta saber se ela conseguirá ter público suficiente para continuar a ser produzida e quem sabe finalmente possibilitar aos fãs da franquia conhecer o desfecho da história.

A série está disponível no Crunchroll: https://www.crunchyroll.com/pt-br/shenmue-the-animation

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário