Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Dragon Ball Super - Saga da Sobrevivência do Universo (Quinta Temporada)

A conclusão de uma saga que traz lutas memoráveis e uma nova e interessante transformação para Goku
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criadores: Akira Toriyama
Estrelas:   Masako Nozawa, Naoki Tatsuta, Ryô Horikawa

Nós já havíamos comentado aqui sobre a nova série deste anime que continua a história de Goku e seus aliados na defesa da Terra e do Universo. Agora que a Saga da Sobrevivência do Universo foi concluída, e considerando os novos fatos que se desenrolaram durante ela, creio que vale à pena deixar aqui nossas impressões sobre em que ponto a série fica até seu retorno ainda incerto.

Esta saga teve início no episódio 77 e vai até o episódio 131, ou seja, possui grande quantidade de história e requer um investimento de tempo razoável. A trama é a de uma batalha organizada pelo "Senhor Supremo dos 12 Universos" Zen-Oh-Sama onde alguns desses universos selecionados para extinção devem escolher dez guerreiros para representar seu universo no campeonato. As regras são simples: não vale voar e nem matar o adversário; quem cair do ringue é eliminado e; no final do tempo (40 minutos), quem tiver mais guerreiros ganha, sendo que se um universo perde todos os seus guerreiros ele é apagado da existência. O último universo é o vencedor e, além de poder continuar existindo, ainda tem o direito a um desejo para ser realizado com as "Super Dragon Balls".

Algum tempo é gasto mostrando um "torneio de exibição" e depois cada Universo montando seu time de guerreiros. Goku, claro, escolhe seus companheiros habituais, com exceção de Frieza, o único "vilão" do grupo que aceita participar sob a promessa de ser ressuscitado após o torneio caso vençam. O interessante é que cada Universo possui um "gêmeo", ou seja, o de Goku (número 7) possui um espelho (número 6) onde também existem sayajins e até um outro Frieza. Isso gera algumas situações inusitadas e interessantes. Quando o campeonato começa (episódio 90), fica claro que a limitação do tempo é apenas uma formalidade, uma vez que cada episódio, que tem cerca de 20 "minutos úteis", gasta apenas um minuto do tempo do torneio. Ainda assim, os criadores conseguiram inserir vários elementos para evitar que o "enchimento de linguiça" se tornasse chato, seja através de guerreiros exóticos e engraçados como as "guerreiras do amor" ou através de batalhas interessantes. A grande sacada foi mesmo o fato de que o campeonato exige um trabalho em equipe e nem sempre o mais forte leva vantagem se não souber ajudar o time, o que fez com que personagens como Piccolo, Ten Shin Han, Kuririn e Mestre Kame voltassem a ter relevância nas lutas.

Porém, a maior revelação e que traz maior impacto no cânon da série e nos fãs é sem dúvidas a nova transformação de Goku. Não vou entrar em muitos detalhes para não estragar todas as surpresas, mas a transformação chamada de "Ultra Instinto" é, na minha opinião, a mais relevante desde o "Super Sayajin 1" e suas motivações e explicações mostram que ela já estava panejada desde o início dessa fase "Super" do Dragon Ball. Os fãs com certeza ficarão muito satisfeitos em ver Goku atingindo esse novo nível que explora suas habilidades de uma maneira bastante interessante.

O lado negativo fica por conta da variação na qualidade de animação. Nesta saga experimentamos algumas das animações mais bonitas da série, principalmente nos episódios finais, mas também tivemos vários episódios com qualidade ruim onde ficava clara a diferença no estilo dos personagens e das lutas. Claro que o trabalho exigido é enorme e é aceitável que vários estúdios trabalhem ao mesmo tempo, mas não me lembro de ter visto diferenças tão acentuadas nas outras sagas do anime.

Ainda assim, no final esta saga se transformou em uma das minhas preferidas, perdendo apenas para a saga do Frieza em Namek. A já conhecida "embromation" ainda está presente, mas a grande variedade de guerreiros envolvidos e de lutas para mostrar faz com que ela seja menos irritante. Além disso, a nova transformação de Goku chega para coroar todas as cinco temporadas dessa nova fase e faz com que o desfecho seja ainda mais carregado de emoção para os fãs. Ainda não há confirmação se a série irá continuar, mas já temos certeza de que haverá, no mínimo, um hiato considerável. Seja como for, torço para que ela só prossiga se existirem novas boas ideias para continuar nos surpreendendo e carregando esses personagens tão amados em histórias interessantes. Até lá, como diz o título do último episódio: "Adeus, Goku! Até que nos encontremos de novo!"

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário