Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:O Silo - Primeira Temporada(2023-?)

Em uma ótima adaptação do livro, a AppleTV+ consegue trazer mais uma boa franquia para o seu catálogo. Mas do que se trata e o que esperar, ou ainda, frente ao livro, quais mudanças, sem spoilers, pode-se esperar? Confira esses e mais detalhes, na crítica abaixo.


Promete se tornar um clássico, mesmo com a sua simplicidade



Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2023
Título original: Silo
Diretor: Graham Yost(do complexo e injustiçado O Pacífico(2010), Justified(2010-2015), Velocidade Máxima e do excelente Da Terra à Lua(1998))
Estrelas: Rebecca Ferguson(como a felina Julietta Nichols), Common(como o cara que você não quer confusão Robert Sims), Tim Robbins(como aquele coleguinha de trabalho que todo mundo já teve Bernard Holland), Harriet Walter(de grande coração Martha Walker), Avi Nash(como o observador de estrelas Lukas Kyle), David Oyelowo(como o azarado xerife Holston), Ferninand Kingsley(como o que coloca a galera em confusões George Wikins), Rashida Jones(como a que é tragada para a verdade Allison), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Adaptações são complicadas, ainda mais quando envolvem grandes orçamentos, e ainda que muitas vezes o autor original venha a participar(é o caso aqui), há histórias famosas de visões divergentes de diretores e produtores executivos. Porém, há também casos onde ajustes bem vindos são feitos e há um benefício para a história como um todo. É bem o caso aqui, claro, aliado a um ótimo elenco.

Ok, mas do que se trata a série? Em um futuro alternativo, o que resta da Humanidade está vivendo já há muitas décadas em um silo que a protege de um exterior tóxico e extremamente estéril. E dentro dessa estrutura dividida em várias classes de trabalhadores há uma série de tabus, entre eles questionar o que houve no passado, sob pena de ir realizar uma "limpeza" fora do silo, o que é na prática uma pena de morte.

Como o primeiro livro(de uma trilogia), o qual fizemos a crítica aqui, a série explora a questão de liberdade, controle, dedicação, sacrifício e o fluído conceito de o que é verdade em sociedade. Com claras referências à 1984, assim como uma boa pitadinha da série de jogos FallOut(e uma outra da série 2001 - Uma Odisseia no Espaço, pelo menos no traje), há algumas diferenças, algumas bem vindas, frente ao livro.

A primeira dica é que a série tem algo como 70% do primeiro livro, com um corte bem pensado para aproveitar a unidade narrativa da história indo até um acontecimento importante. A segunda mudança é a ênfase na história do xerife Holston(interpretado por David Oyeolowo) e sua esposa Allison(como Rashida Jones), assim com o personagem Lukas que tem, até o momento, um desenvolvimento totalmente diferente. E também a instituição Judiciário não existe daquele jeito no livro. Mas relaxem que só quem concluir vai entender, talvez, o que eu estou falando. E algumas diferenças na história da protagonista principal, Juliette Nichols, inclusive a relação com os seus pais. 

Contudo, há boas mudanças narrativas, inclusive na parte de mistério da série, o que sim, dá uma reduzida no ritmo da história, mas é por um bom motivo até o sprint final com o gancho para a próxima temporada, já confirmada, também principalmente pela ótimas notas da crítica especializada e reação do público. E claro, tudo isso só é possível graças a produção excelente(que pode ser visto aqui o enorme esforço) aliada com o excelente elenco, principalmente Rebecca Ferguson dando vida a tenas Juliette, Common dando vida ao assustador Robert Sims(que não existe no livro), assim como Tim Robbins como o obtuso Bernard Holland. Ah sim, e também Harriet Walter que faz o papel de Martha Walker, que era um personagem de um rabugento senhor que também nunca saia da sua oficina há muito tempo. 

Resumindo, subindo rápido para se tornar uma das séries mais indicadas do ano, ainda que com longe de um orçamento bilionário de algumas produções, realiza muito bem o que vem e promete se tornar uma das histórias que vão ficar na memória do público. Disponível no streaming da AppleTV+.Mais um golaço desse streaming.





Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário