Livro da vez:Silo - Mentiras podem ser fatais - a verdade também - 1 Hugh Howey
No primeiro livro da trilogia que virou série na AppleTV, a vida em um Silo não é só tudo que resta àquelas pessoas, mas também um restrito ciclo de vida e morte...também da verdade. Confira a crítica do livro abaixo, como praxe, sem spoilers.
Alguns pequenos problemas de estilo de escrita não anulam a boa história |
Ironicamente só fui ver o tamanho do livro depois que estranhei o pouco progresso que eu estava tendo depois de várias páginas passadas... O primeiro livro da trilogia(Silo - Mentiras podem ser fatais: a verdade também(livro 1), Ordem - Alguns segredos jamais deveriam ser desenterrados(livro 2) e Legado - Todo começo tem um fim(livro 3) tem 634 páginas, porém era muito mais barato comprar a versão kindle, o que acabou tendo uma vantagem(que eu vou falar depois) se você não faz questão da versão física.
E um aviso importante também é que é o autor ainda estava aprendendo algumas coisas sobre a escrita, então há alguns errinhos que às vezes se torna um pouco irritante. Um exemplo é a repetição do nome da protagonista(tá que isso pode ser também pelo o truque que usei). Outra é a explicação às vezes excessiva de algumas coisas, quando não muito também a repetição de alguma coisa(oookeeeyyyy!!!).
Dados esses avisos, do que se trata o livro? Em um futuro alguns séculos depois de algo ruim, mulheres e homens vivem gerações presos em um Silo que claramente está sendo adaptado de acordo com uma organização com regras bem claras. E um delas é não fazer muitas perguntas sobre o exterior, sob a possibilidade de ser enviado pra "a limpeza", atividade que era uma sentença de morte em nome supostamente do coletivo.
E ainda que tenha começado escrevendo como um conto nas horas vagas como almoço no trabalho, lá em 2011, a série iria render fama pela comparação com 1984, Admirável Mundo Novo, Brazil e outros clássicos. E em quesito de história é bem interessante e envolvente. Principalmente depois de um fase de mistério e começo de uma tensão.
E claro, é um senhor esforço, porém acredito que vale a aventura já que há boas reflexões sobre algumas coisas da nossa sociedade, e pior, pós Vision Pro e IA, não só a reflexão sobre o controle da informação, mas também quem define a ordem e o monopólio da força. E também acaba com um bom convite de entender que diabos aconteceu nesse mundo.
E claro, não se tem como não comparar com parte do mundo de Fallout, diria com várias similaridades, porém desenvolvendo uma parte muito legal de como é a vida dentro do silo(geralmente a gerência era só de expansão no máximo do mesmo, em um joguinho super divertido).
A única coisa que vamos ficar devendo, ainda, é a comparação com a série que começou na Apple TV. A impressão que boa parte do livro já vai ser abordada nessa primeira temporada, porém entendo totalmente. Não que o livro seja ruim, mas daria para ser mais conciso e quem sabe até alterar a ordem de alguns eventos. Em breve vamos chegar com essa análise aqui no blog, contudo pelo o que deu pra ver no primeiro livro realmente dá pra entender o sucesso da nova queridinha da Apple TV.
Ah, ia esquecendo... O truque foi usar a Alexa para ler o livro, o que deve ter rendido algo como 8 horas e pouco a velocidade 1,5 x. É só pedir para a Alexa ler mais rápido e você vai acelerando fundo...O que rende um bom tempo fazendo as tarefas de casa ou mesmo matando monstros em um dungeon...:P Recomendo isso? Não! Mas pode ser uma forma de viabilizar pra alguns isso.
PS: Já comprei um livro que parece que complementa a questão de Inteligência Artificial no mesmo universo. Vamos ver se chega ao Brasil também e conforme lido, vai aparecer a crítica aqui sem dúvida.
Nenhum comentário