Filme da vez: Missão Impossível - Acerto de Contas - Parte Um (2023)
Um blockbuster com ótimo roteiro, ação de tirar o fôlego e qualidade de produção que eleva o patamar do gênero de maneira significativa |
Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One
Ano de Lançamento: 2023
Diretor: Christopher McQuarrie
Estrelas: Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Esai Morales
Sinopse: Ethan Hunt e seu grupo do IMF embarcam na missão mais arriscada até agora: localizar uma nova arma aterrorizante que ameaça toda a humanidade antes que caia nas mãos erradas.
Crítica: Michael
A nova realidade de conteúdo digital disponível via streaming em alta qualidade e a qualquer momento ou dispositivo para o usuário está gerando discussões sobre a longevidade do cinema em seu formato tradicional. Neste cenário, se pudermos eleger um herói defensor da experiência cinematográfica certamente o nome mais adequado seria o do astro Tom Cruise. Sua paixão é tanta que durante a pandemia ele protagonizou uma polêmica ao gritar com um membro da equipe de filmagem por conta de uma quebra no protocolo de usar máscara que poderia ameaçar toda a produção. E o resultado desta dedicação de Cruise é o mais novo filme da franquia Missão Impossível, o sétimo e último que foi dividido em dias partes para encerrar a era do astro como protagonista da adaptação. A mais nova parceria entre Cruise e o diretor Christopher McQuarrie, que já entregou outros quatro filmes, é um longa eletrizante com um roteiro atual e cenas de ação que estabelecem um novo padrão para o gênero.
A trama mostra uma nova ameaça global surgindo quando uma inteligência artificial de um submarino russo ganha consciência e começa a se apoderar da tecnologia do planeta. Ethan Hunt é então convocado para uma missão que permitiria controlar a IA, mas resolve novamente seguir seus próprios instintos e partir para a destruição desta ameaça antes que alguma outra potência se apodere dela e consiga dominar o resto do mundo. O roteiro conversa muito bem com nossa atualidade onde a IA finalmente tem alcançado o público geral e surgem novos questionamentos sobre a ética e o controle desta tecnologia. Além disso, ele consegue trazer vários elementos do cânon da franquia para preparar o fechamento de um arco maior de seus personagens. Os diálogos são bem construídos apesar de alguns momentos de exposição e o ritmo do filme é acelerado e marcado pelas excelentes cenas de ação que são bem divididas pelo decorrer de suas quase três horas de duração. E certamente a pergunta que não quer calar é se o fato do filme ser apenas a primeira parte de uma história afeta a experiência, mas fico feliz em reportar que, apesar de haver sim um impacto, ele é muito pequeno pelo fato da trama ter sido construída com um objetivo claro para esta parte que é concluído de forma satisfatória e deixa o nível adequado de expectativa sobre o que está por vir na conclusão.
Um capítulo à parte do filme são suas cenas de ação e a busca quase mórbida de Tom Cruise em superar o que fez antes e se colocar em perigo. Desta vez, uma cena em particular que envolve uma moto, um penhasco e um paraquedas vai deixar todos de queixo caído, principalmente para os que souberem que eles quis filmar três tomadas até que ela ficasse perfeita. Outra cena de perseguição pelas ruas de Veneza estabelece novos padrões para o gênero em termos de realismo e qualidade. E não faltam outros momentos de emoção para saciar os fãs de ação de qualidade e que privilegiam os efeitos práticos e usam os efeitos especiais apenas para acentuar seu impacto.
No quesito de elenco o filme também sobra e não existem palavras para descrever o nível de empenho de Cruise no papel de Ethan Hunt, seja nas acrobacias que arriscam sua vida ou na entrega de diálogos de uma maneira convincente. Mesmo sabendo que ainda teremos um outro filme antes do final, já dá pra sentir uma ponta de tristeza ao saber que ele irá se aposentar da franquia. Em termos de estreantes se destaca Hayley Atwell como uma ladra com problemas para confiar nos outros, esbanjando charme e carisma além de ser uma ótima parceira de Cruise nos momentos de ação. Temos também o retorno de muitas figuras dos filmes anteriores e todos têm seu momento para brilhar e acrescentar na trama.
Concluindo, temos mais um filme que é uma razão para que o cinema continue a existir na sua forma tradicional, pois a experiência é completamente diferente em uma tela grande e com sistema de som adequado. Pena que o formato IMAX ainda seja tão restrito no Brasil, mas para os que puderem este é certamente um ótimo motivo para justificar o preço. Após o excelente 'Top Gun: Mavetrck', o astro Tom Cruise mais uma vez consegue ser bem sucedido com um blockbuster com ótimo roteiro, ação de tirar o fôlego e qualidade de produção que eleva o patamar do gênero de maneira significativa. Resta agora esperar mais um ano para o aguardado desfecho desta franquia que conseguiu evoluir ao longo da sua trajetória e certamente vai deixar saudade.
Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo
Nenhum comentário