Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Procurados - EUA - O Atentado à Maratona de Boston(2023)

Relembrando os 10 anos dos incidentes que marcaram o covarde atentado à Maratona de Boston, a NetFlix entrega uma minissérie de três episódios que não só tenta remontar os eventos, com os seus personagens principais, mas também tenta entender as motivações. Confira na crítica abaixo o porquê essa série vale o investimento de tempo.

A construção de uma tragédia



Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  American Manhunt:The Boston Marathon Bombing
Ano de Lançamento: 2023
Diretor: Floyd Russ(conhecido por Zion(curta premiado de 2018), Ayar(2021), Untold:Briga na NBA(2021))
Estrelas: William B Evans(superintendente do departamento de polícia de Boston), Rick Deslauriers(agente chefe do FBI responsável pela investigação), Phillip Martin(repórter investigador), Edward F David(o comissário de polícia de Boston), John Foley(auxiliar de Deslauriers também do FBI), Carmen Ortiz(procurador), Kevin Swindon(da divisão cyber(ok!)), Youssef Eddafali(estudante que conhecia os envolvidos), Danny Meng(pessoa que deu mole mexendo no celular no carro),  entre outras pessoas envolvidas.
Crítica: Dissonantbr

Como já comentado aqui no blog, estou naquela jornada de reavaliação da NetFlix. Ainda mais porque parece que ela vai querer jogar pesado com a questão das senhas, assim como uma assinatura ainda mais cara. Aí uma coisa que o canal manda bem é o gênero documentários(de novo, tem tido alguns decepcionantes, então...). E ainda que seja uma realidade dolorosa, a história dos atentados que aconteceram 15 de abril de 2013(no tradicional feriado local do Dia dos Patriotas)  expõem uma série de problemas que poderiam ser simplesmente jogados para de baixo de várias sequencias de ação. Não é o que vemos em tela aqui. Lembrando Procurados - EUA é tipo uma franquia que analisa crises e seus autores. Bizarro, mas....

Aproveitando, também na NetFlix há o filme com muita gente famosa chamado O Dia do Atentado(2016 -7,3 no IMDb com Mark Wahlberg, Kevin Bacon, Michelle Monaghan, J. K. Simmons, John Goodman, Rachel Brosnahan, Jimmy O. Yang, entre outros) que indica os fatos e atores principais, porém naquele jeito Hollywoodiano de contar uma história. Mesmo assim recomendo comparar o filme com o documentário, o que leva a curiosas situações... O confronto da representação com a versão da pessoa em carne e osso é bem curiosa, além como abordagem inclusive.

Dividido em três partes e três episódios, tudo começa na apresentação da importância da corrida no feriado que tem tudo a ver com a identidade histórica de Boston, sendo a corrida de rua mais antiga dos EUA e uma das mais importantes do planeta. Disputando atenção do jogo do Red Sox, a maratona chama milhares de habitantes para torcer e curtir a festa que é esse evento esportivo, um gás à mais para os participantes para enfrentar os 42,5 kms de trajeto. E tudo isso é interrompido com duas bombas em sequência com uma série de feridos, três mortos, incluindo uma criança e o mistério de quem teria feito isso e o porquê.

No primeiro episódio(Boné Branco, Boné Preto, 1h e 2 minutos) vemos o choque, a organização e início da caçada a dois homens que tinham apenas como diferencial um boné preto e um boné branco. A reconstrução, a participação popular, um dilema que divide a equipe e a difícil decisão a seguir, construindo de forma muito inteligente a questão da narrativa, poderia cair facilmente para um estilo e acabou surpreendendo pela mudança principalmente para a segunda parte.

A segunda parte (Um Sonho Americano, 53 minutos) vemos as consequências de um evento polêmico, mas também a elucidação melhor do medo da comunidade islâmica, assim como a história dos dois irmãos, os autores dos ataques. É aqui que a minissérie começa a brilhar já que, sem passar a mão na cabeça, tenta entender quem eram e principalmente porquê fizeram algo tão hediondo. Também vemos a conclusão para um dos autores com farto material documental. 

E na parte final(Não se pode entrevistar um morto, 1h e 2 minutos),  vemos o famoso desfecho, os eventos anteriores à radicalização, as consequências da caçada e outras explicações de como tudo isso chegou a esse ponto. Também vemos a reação da cidade, superação para os sobreviventes e que fim levou o outro autor dos atos.

Resumindo, no novo formato de minissérie de 3 episódios(eu gostei desse formato), totalizando 2 horas e 55 minutos, poderia cair em soluções fáceis e dramatização dos eventos, mas se arrisca em ir um pouco mais além do senso comum jogando o problema de integração e a radicalização de jovens.  Valeu a pena. Disponível na NetFlix.




Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário