Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Super Mario Bros - O Filme(2023)

Em um justo resgate do legado desse personagem que mudou a história do videogame e principalmente da Nintendo, qualidade gráfica e bom humor são montados ao redor de uma história absurdamente simples. E mesmo assim o resultado agrada à velhos jogadores e crianças. Mas tudo isso envelopado com muita polêmica e dinheiro! Confira o porquê na crítica abaixo.

Dá o start aí!



Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  The Super Mario Bros. Movie
Ano de Lançamento: 2023
Diretor: Aaron Horvath e Michael Jelenic e Pierre Leduc
Estrelas: Chris Pratt/Raphael Rosatto(o famoso encanador Mario), Anya Taylor-Joy/Carina Eiras(como a famosa Princesa (Pêssego) Peach), Jack Black/Marcio Dondi(como alguém que precisa de terapia Bowser), Charlie Day/Manolo Rey(como o corajoso, do seu jeito, irmão Luigi),Keegan-Michael Key/Eduardo Drummond(como o aventureiro Toad),  Seth Rogen(como o marrento Donkey Kong), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr



Antes de tudo vamos colocar o elefante enorme na sala. A Nintendo volta aos cinemas em grande estilo, porém aproveita ao mesmo tempo do sucesso na grande telona para aumentar sua ofensiva a sites de compartilhamento de roms de jogos muito antigos(alguns de 40 anos de idade) para... apresentar no seu serviço de assinatura em um port muito ruim... E também vale lembrar que é a mesma empresa que derruba qualquer vídeo de gameplay fora do autorizado em trailers, e mesmo assim não é raro ela remover o vídeo de trailers comentados por fãs. Outra polêmica foram as indefensáveis declarações de Chris Pratt que gerou até um movimento de boicote, porém...

Essa produção já um dos maiores sucessos da história de animações. E é fácil ver o porquê. A decisão de adia-la para um período de seca entre os grande filmes da Marvel(que cai entre nós não anda bem das pernas), assim como a sua grande rival, a Pixar, anda ainda lambendo as feridas do grande problema que houve na empresa com a queda por acusações sexuais, além de um claro problema de gerenciamento dentro da Disney como conglomerado. 

E já que ainda estamos nas polêmicas, a reação de parte da crítica e público não poderiam ser mais separadas. Porque a má notícia mesmo é que a história é SUPER simples. Os já não tão bem sucedidos novos encanadores da cidade de Nova York acabam em uma crise caindo em uma espécie de portal que os levam Luigi para o reino do Bowser e Mario para o reino governado pela Princesa Peach. Mario além de salvar o seu irmão deve evitar o domínio do famoso vilão com pretensões condenáveis em termos de relacionamento.

E se o roteiro foi claramente desenhado para crianças, em termos de fã da franquia eu não poderia me sentir mais satisfeito. Além de um mundo de referências(que o pessoal do pipocando listou algumas, mas só veja depois de ir ao cinema), perguntas realmente interessantes de como a realidade naquele universo funciona, a relação entre habitantes e a construção do mundo que nos é apresentado realmente são excelentes. E parabéns para o pessoal do Castelo do Bowser que sabe identificar uma relação tóxica/abusiva! E já que estamos nesse assunto, alguém já se perguntou como é que ele teve um filho? hehehehe... Com certeza deve vir uma explicação bem doida no próximo filme.

E sabendo explorar bem a riqueza do MarioVerse o filme faz uma boa introdução de como era a vida dele no mundo dos humanos, assim como uma boa construção da personagem para Princesa Peach, assim como aproveita o seu inimigo/amigo de longa data Donkey Kong nos jogos, assim como do vilão Bowser. Aliás passei alguns dias tentando tirar da cabeça a música tema do filme...:P Qual? Aí é por sua conta e risco(droga! Eu vi de novo! Me lasquei!).


Resumindo, é um uma senhora recuperação frente ao pavoroso filme Super Mario Bros(lá de 1993 com 4,1 de IMDb), uma aula de adaptação, ainda que a simplicidade da história contrasta com a excelente qualidade gráfica e de produção. Isso tem que melhorar no próximo filme que com certeza vai vir. O lado ruim é que pra o desespero de muitos pais, e até adultos, a vontade de comprar um Switch pra jogar vai lá pra cima! Disponível nos cinemas.



Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário