Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Tetris (2023)

 

Um filme leve e divertido que surpreende com sua história interessante e ritmo de aventura

                                                                                                                        

Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Tetris
Ano de Lançamento: 2023
Diretor: Jon S. Baird
Estrelas: Taron Egerton, Mara Huf, Miles Barrow
Sinopse: Baseado na história real do vendedor americano de vídeo games, Henk Rogers (Taron Egerton) e sua descoberta do Tetris, em 1988. Quando ele se propõe a levar o jogo para o mundo e se depara com uma perigosa teia de mentiras e corrupção por trás da Cortina de Ferro.
Crítica: Michael

Sem dúvida, Tetris é um dos jogos mais populares de todos os tempos e fez muito sucesso no final da década de oitenta e início dos anos noventa, sendo até hoje relevante e imitado. Quem viveu nessa época certamente conhece o jogo ou já o viu em alguma de suas variadas formas, sejam legais ou ilegais. Porém, poucos sabem da história por trás do lançamento do jogo no Ocidente e da aventura para conseguir assegurar os direitos de venda de um jogo criado na antiga União Soviética. Esta nova produção original da Apple TV+ conta essa parte pouco conhecida sobre o jogo e obtém sucesso com um roteiro leve e interessante, um bom ritmo e a excelente atuação de Taron Egerton.

O filme mostra o empresário Henk Rogers, que trabalha com a venda de jogos eletrônicos e durante um evento no final da década de oitenta, descobre Tetris, o famoso jogo de encaixar blocos que caem na tela. De cara, ele percebe o potencial de venda do produto e decide tentar buscar seus direitos de venda, mas isso o levará até a União Soviética, onde ele irá se envolver em uma disputa que envolve negociações acaloradas, política e corrupção.

A trama é baseada em fatos reais e, apesar dos exageros hollywoodianos em nome da dramaticidade, ela é bastante próxima da realidade. O roteiro faz um excelente trabalho em contar tudo de uma maneira interessante e com bom ritmo, mantendo um clima leve e de aventura que lembra bastante os filmes da década de oitenta. Com uma qualidade de produção muito boa, o filme retrata bem a época do colapso iminente da antiga União Soviética e o cenário de instabilidade interna que ele trouxe. Outro ponto interessante é que o filme não se rende totalmente ao clichê de retratar os soviéticos como vilões, mostrando inclusive a ganância e falta de escrúpulos de parte do lado capitalista e também focando na figura marcante do criador do jogo, Alexey Pajitnov, e nas dificuldades que enfrentou durante esse processo de venda dos direitos de Tetris enquanto se tornou amigo de Henk Rogers. Também é preciso destacar as referências à Nintendo e à forma como Tetris ajudou a estabelecer a plataforma do portátil Game Boy.

O elenco não tem figuras tão conhecidas além de Taron Egerton, mas sua presença é muito bem aproveitada. Ele interpreta Henk Rogers de uma forma muito convincente, retratando sua gana e persistência e consegue carregar o filme com seu talento e carisma. Nikita Efremov também faz um bom trabalho como o criador do jogo Alexey Pajitnov, ainda que não mostre a mesma desenvoltura de Egerton. Roger Allam é outro que se destaca com uma atuação sólida como um empresário inescrupuloso e dono da empresa que estava concorrendo pelos direitos de Tetris.

Temos então um filme divertido que lembra as aventuras mais leves da década de oitenta. Com uma história interessante que parece até ficção e um bom ritmo, ele tem potencial para agradar não só os interessados em saber mais sobre um dos jogos mais populares de todos os tempos, mas também aqueles que procuram uma diversão de qualidade.

Disponível no Apple TV+ neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário