Filme da vez: Sharper - Uma Vida de Trapaças (2023)
O foco nas trapaças é um golpe mortal contra este filme que depende das ótimas atuações para não afundar |
Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Sharper
Ano de Lançamento: 2023
Diretor: Benjamin Caron
Estrelas: Julianne Moore, John Lithgow, Justice Smith, Briana Middleton, Sebastian Stan
Sinopse: Ninguém é quem parece ser neste suspense neo-noir, na cidade de Nova York, de manipulações cruéis e jogos de poder de alto risco.
Crítica: Michael
Existe um ditado popular que diz: "Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão". Este novo filme original da Apple TV+ parece ter sido criado a partir desta premissa e leva ela quase ao pé da letra com uma trama onde vemos vários esquemas de enganação e golpe sendo aplicados e fica difícil saber quem está passando a perna em quem. Porém, a história acaba se perdendo um pouco com tantas reviravoltas e ficando previsível, restando às excelentes atuações de alguns atores do elenco a tarefa de sustentar o filme.
O roteiro tem no seu centro uma família muito rica onde, após a morte recente da sua esposa, o pai se desentende com seu filho e começa a duvidar se ele será capaz de herdar seu império. Eles então se transformam em alvos perfeitos de golpistas interessados apenas em tomar seu dinheiro. Vemos uma sucessão de golpes sendo aplicados e revelados ao mesmo tempo em que os personagens são apresentados. A trama até faz um trabalho interessante de mostrar como funciona a mente de um "golpista profissional" e as artimanhas utilizadas para enganar suas vítimas, mas não se aprofunda nisso e perde a chance de explorar mais o impacto negativo que isso traz ao golpista. Ao invés disso, o filme se esforça para trazer reviravoltas e golpes sobre golpes com o intuito de surpreender o espectador, mas acaba ficando previsível quando já estamos esperando a próxima puxada de tapete e ela vem da forma mais lógica. Não que isso invalide a experiência, mas certamente diminui o impacto do seu desfecho.
O maior destaque fica mesmo com as performances de alguns atores do elenco. Julianne Moore é uma força da natureza e, mesmo com uma participação pequena, é o ponto alto do filme e rouba todas as suas cenas. Com uma participação ainda menor, o experiente John Lithgow esbanja confiança e talento em uma papel feito para ele. A grande surpresa é a ótima performance de Briana Middleton em que alterna muito bem os momentos de drama com seu poder de sedução. Sebastian Stan não se destaca tanto, mas cumpre bem seu papel e prova que pode sim ter espaço fora da Marvel. Já Justice Smith deixa a desejar em uma atuação contida e que não convence.
Temos então um filme que poderia ser bem pior se não fossem pelas atuações inspiradas de parte do elenco. Elas certamente elevam a experiência que é puxada para baixo por conta do roteiro superficial e que foca demais nos golpes e esquece dos seus personagens, além é claro da previsibilidade.
Disponível no Apple TV+ neste link
Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo
Nenhum comentário