Filme da vez:O Chef(Boiling Point)(2021)
Finalmente em streaming no Brasil chegou esse filme que muitos dizem que é um surpreendente filme inglês raro em qualidades em anos, mas há um preço dos ganhos em tela. Confira do que se trata e o que esperar, sem spoilers, na crítica abaixo.
Os custos do milagre da multiplicação gastronômica |
Há muitos e muitos anos atrás, em uma rede de restaurantes famosa por trajes das garçonetes, fui parar de gaiato lá e não só isso. Só havia a mesa perto da cozinha e isso tornou a experiência totalmente diferente e de certa forma inesquecível. Em uma hora de observação vi um conflito ativo do pessoal da cozinha com a limpeza e o pessoal de atendimento com as atendentes. Tipo ameaças, palavrões e agressões pesadas. Não muito depois o restaurante fecha, assim como outros até ficar um de rede grande.
Alguns anos atrás, na procura de um jogo de cooperação online cai na frente de Overcooked. E gente, é um excelente jogo, mas pensa em um stress. Um amigo meu vira um ditador... E você provavelmente se sentirá preparando para um jogo de copa sendo que na verdade provavelmente você tem que fazer apenas duas ou três coisas no máximo. É estressante? Sim... Sem dúvida, mas é uma aula de gerencia de times. O pós jogo pode fortalecer os laços ou...
E claro, tudo isso tem a ver com esse filme. Andy já entra em cena com cara e expressão corporal de destruído. E já de cara você vê que ele mente para o resto da sua família pra entrar no restaurante na véspera de um negócio aí chamado Natal... E você já vê que lá dentro uma Roda Viva em movimento rolando com , adivinha, aquilo que todo dono de restaurante adora...Inspeção sanitária... E na uma hora e meia vemos em um filme esse crescendo de tensão até o final dramático, e tudo isso com o orgulho de ter sido feito em apenas DUAS tentativas de fazer o filme inteiro sem cortes... Eu fiquei duvidando, mas conta a lenda que o filme até foi feito assim porque os dias da filmagem aconteceu em março, na véspera do lockdown em 2020... Vai ver a pressão dos personagens era bem real já que ou o pessoal acertava ou o projeto era suspenso ou cancelado.
E o estilo da câmera acompanhando cada uma das pessoas, em um vai e vem de mundos, problemas, alegrias, fugas, dramas, sonhos e expectativas, mas também preconceito, responsabilidade e prisões, limitantes e um aumentar progressivo de tensão até a fervura. Daí o nome do filme original.
Mas não só o texto ágil e com diálogos bem naturais, fruto de muito estudo da alta gastronomia, mas compartilhando a realidade de muitos estabelecimentos, vai muuuuito além de reality Hell's Kitchen like, só que tudo isso não teria sucesso se não fosse o EXCELENTE elenco, principalmente Stephen Graham como Andy e a grande amiga dele Vinette Robinson como Carly, vários atores secundários interessantes, principalmente Jason Flemyng que faz o arqui-inimigo Alastair Skye...
Resumindo, é um senhor drama, que cobra o seu preço, com o desfecho que é simples, mas tocante, como vários pontos do filme, mas a excelente fotografia, o roteiro, a execução da câmera, assim como o assunto, valem sem dúvida um lugar de destaque nos filmes que eu vi recentemente. E claro, é um esquenta para a série The Bear que já já vai chegar aqui no blog. Lembrando que o filme se encontra no momento desse post pra aluguel na Apple TV+ por um valor bem okey(14,90). Filmaço, ainda que... seja um drama!
Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo
Nenhum comentário