Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Nada De Novo No Front(2022)

Um dos grandes concorrentes ao Oscar pela NetFlix, é um filme pesado, porém necessário sobre os absurdos da Guerra. E como infelizmente esses se repetem. Confira porque vale a pena vê-lo, ainda que seja meio pesado.

Em uma pesada jornada pra amadurecimento


Nota IMDb: 7,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  Im Westen nichts Neues
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Edward Berger(mais famoso pela série ironica Deutschland 83)
Estrelas: Felix Kammerer(como o iludido Paul Bäumer), Albrecht Schuch(Stanislaus Katczinsky, ou simplesmente Kat), Daniel Brühl(como Matthias Erzberger),Edin Hasanovic(Tjaden Stackfleet), Devid Striesow(General Friedrichs), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr


Tido como um clássico anti-guerra, o livro que inspirou o primeiro filme de 1930 e o remake americano de 1979 causou uma grande comoção por mostrar com franqueza um assunto que era tabu que era expor os absurdos da guerra que ainda tinha consequências que iriam permitir a ascensão do nazismo, virando um rápido sucesso literário em 1929, com várias reverberação artísticas, como o filme irmão de alma Glória Feita de Sangue(1957) de Stanley Kubrick. E justamente em 2022 aparece aqui o ambicioso projeto decide fazer em alemão uma releitura desse clássico.

Aqui vemos uma engrenagem de moer gente chamada Guerra pelo ponto de vista do ingênuo Paul Bäumer, seduzido pelo canto patriótico, do chamado da Guerra que acabaria com Todas as Guerras, mas encontra uma realidade bem diferente do que foi vendida como vitória. E inclusive é justamente essa engrenagem, auxiliada pela trilha sonora simples, mas com uma sútil referencia a um mecanismo, mostra como o uniforme chega a ele. É uma época onde recursos são escassos, porém pessoas não. Lembrando que foi uma guerra que se diferenciou de outras da mesma época já que foi considerada uma Guerra Total. Cidades e civis sofreram as consequências, coisa que era considerada desonrosa antes dela. Também foi uma guerra que confirmaria a estreia da metralhadora, aviação de combate e um papel maior ainda da artilharia.

Em termos de produção vemos um cuidado excepcional com efeitos especiais, assim como um interpretação do elenco muito boa(como o filme é fiel ao livro, que já um clássico, era só não deixar a bola cair), integração entre núcleos e o valor histórico valioso, como já comentamos.

E o filme também arrisca em mostrar a jornada de Matthias Erzberger(a única personalidade real) que renderia facilmente um filme interpretado pelo excelente Daniel Brühl com o objetivo de mostrar que a guerra já estava perdida e que algo deveria ser feito urgentemente para acabar com aquela loucura. E paralelo a esse a realidade de quem realiza na prática as decisões sobre a vida de tanta gente.

E claro, não poderíamos de deixar de comparar com o também muito bom 1917, mas aqui como estamos mostrando tanto o meio/final do conflito, a absurda guerra de trincheira, as péssimas condições das mesmas, o gás mortal usado por ambos lados, o estrago da artilharia, os ataques praticamente suicidas, inclusive noturnos, assim como a impactante estreia de novas máquinas de matar realmente prova que esse filme tem não só um grande motivo de existir, assim como virar uma referência para muitas gerações que pensam que um conflito é como um jogo de videogame. Infelizmente temos vários exemplos globais pra provar o contrário e assustadoramente estamos caminhando para algo global de mesma escala ou maior.

Resumindo, ainda que seja um filme pesado, diria que é essencial como aviso para a narrativa infelizmente tão popular que ir para o conflito é demonstração de força e que negociações são para fracos(alô 300 de Esparta), e ainda que tenha algumas liberdades criativas, foi bem fiel a realidade do conflito e sendo essencial para a formação dos novos cidadãos do mundo. Uma prova do legado de um conflito com 14 milhões de mortos e tão poucas lições aprendidas. Já que infelizmente estamos vendo a repetição de velhos erros. Disponível no NetFlix e candidato muito forte para o Oscar. Assim como se tornar um clássico para aulas de História.



Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário