Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Boa Noite Oppy(2022)

Nesse filme que conta a épica jornada desse robozinho que seguiu os impressionantes passos dos seus antecessores, fez história e bateu uma série de recordes. Confira na crítica abaixo o que esperar, como de praxe, sem spoilers.

Uma linda jornada de um intrépido e sortudo robô



Nota IMDb: 7,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  Good Night Oppy
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Ryan White(conhecido por Serena, Coded, Visible:Out on Television)
Estrelas: Angela Bassett(como narradora), Moogega Cooper, Steve Squyres, Rob Manning, Abigail Fraeman, Jennifer Trosper, Doug Ellison, Mark Adler,  entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Quando pensamos em expansão e exploração espacial já imaginamos astronautas, naves gigantescas, muito risco e descobertas. Porém há consenso que o correto, o mais prudente, seria enviar robôs primeiro. E assim foi feito em nosso sistema solar e aos trancos e barrancos nossas primeiras sondas vem superando a fronteira solar indo literalmente muito além do que poderíamos pensar quando foram lançadas.

E Marte ocupa um espaço especial nesse sonho, porém é um conhecido cemitério de missões de exploração. Erros são exemplarmente punidos e não por acaso, depois de vários testes, dois robôs que eram para ter nascidos como gêmeos, Spirit e Opportunity, foram lançados com espaço de tempo de apenas 3 meses em regiões opostas do planeta vermelho para aumentarem as chances de sucesso e aproveitar a curta janela depois da aprovação do orçamento da missão. E é justamente aquele que ganhou o carinhoso  apelido de Oppy que ganhou a fama de sortudo desde do começo. E nesse divertido e emocionante filme vemos suas aventuras, descobertas e a justa homenagem do fim de sua missão.

Com apoio da Nasa, com todo o seu acervo, mas também com a produção gráfica de Amblin Entertainment(a agora antiga produtora do Steven Spielberg), temos o registro como nunca tivemos visto dessa aventura que tem vários personagens, problemas, surpresas, azar e muita sorte, em uma jornada que deveria inicialmente ter durado apenas 90 dias e acabou virando mais do que uma década(esconder quanto tempo faz bem a história). E claro, principalmente fazer jus a história de todos aqueles que permitiram isso ser possível.

A apresentação das pessoas chave(algumas são figurinhas), uma parte da cultura da NASA pós a dura fase do fim do programa dos Ônibus Espaciais, os sonhos e perguntas dos geólogos e o absurdo desafio dos engenheiros, algumas brigas entre eles sobre os objetivos das missões, a trilha sonora(que aqui tem um papel muito além do filme :P), tudo isso faz o tempo voar nesse documentário de 1 hora e 45 minutos. E a excelente narração de Angela Bassett emocionante mesmo.

Contando de forma interessante e indo além de uma simples narrativa de um documentário, o filme diverte não apenas aqueles aficionados pelo espaço, mas ensina uma série de curiosidades, mostra a importância do planejamento e toda a ciência por trás, alguns hábitos curiosos(e que tem uma importância além de um simples rito), similaridades ou uma antropomorfização de uma caixinha de fios que povoou os noticiários por bastante tempo e definitivamente entrou para os livros de História. Vale muito a pena! Disponível na Amazon Prime Video.




E de bônus... Um clássico nesse link aqui.

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário