Filme da vez: Lobisomen na Noite (2022)
Um experimento da Marvel que é uma amostra positiva do que eles podem faze quando fogem da fórmula |
Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Werewolf by Night
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Michael Giacchino
Estrelas: Gael García Bernal, Laura Donnelly, Harriet Sansom Harris
Sinopse: Em uma noite escura e sombria, uma seita secreta de caçadores de monstros emerge das sombras e se reúne no Templo Bloodstone após a morte de seu líder. Os participantes são lançados em uma competição misteriosa e mortal por uma relíquia poderosa.
Crítica: Michael
O sucesso dos filmes da Marvel desde 2008 criou uma verdadeira máquina de imprimir dinheiro que domina os cinemas e recordes de bilheteria até hoje. Porém, com isso também vieram as críticas dos mais tradicionais que sequer consideram os filmes de super-heróis como um gênero da sétima arte, principalmente por conta da fórmula repetida e que começa a mostrar sinais de fraqueza. Sendo assim, é muito bom ver a Marvel fazer exercícios para tentar quebrar este molde e este especial para a TV disponível do Disney+ é um sinal positivo sobre a importância da variedade e do risco.
O filme mostra um grupo de caçadores de monstros que se reúne para honrar a morte do seu líder e também para decidir quem será o novo portador de uma relíquia mágica que ajuda na luta contra as criaturas. Para tanto, eles precisarão competir entre si e também eliminar uma ameaça. Desde o começo fica claro que este filme foge um pouco do padrão da Marvel e, apesar de ter o encaixe obrigatório dentro do MCU, ele segue seu próprio caminho com uma visão artística diferenciada e clássica que é acentuada pelo fato de ser em preto-e-branco. O roteiro é curto e um pouco previsível, mas pelo menos foge de grande parte dos clichês do MCU e felizmente não temos aqui o uso exagerado do humor. Outro ponto a ser louvado é a pouca dependência de efeitos especiais que, ainda que presentes, são usados apenas naquilo estritamente necessário. A atmosfera de terror e suspense também ajuda a diferenciar ainda mais este curta metragem, mesmo que ela não seja explorada mais profundamente, principalmente por conta da pequena duração do filme que não chega a uma hora.
Em termos de elenco, temos o talentoso Gael García Bernal em um papel que não exige tanto, mas que é cumprido com êxito e carregado de sutilezas. Laura Donnely é uma agradável surpresa em uma interpretação que quebra o molde preconceituoso do MCU de retratar mulheres, mas quem rouba a cena mesmo é a inspirada Harriet Sansom Harris com muito carisma e entrega total.
O que a princípio deveria servir apenas como um "exercício temático" para o Halloween no Disney+ acaba se tornando então um dos melhores exemplares da Marvel em termos de novidade e consistência. Simplesmente imperdível para os fãs de uma temática com um pouco mais de terror e que querem ver um lado diferente da casa de ideias que foge da fórmula já cansada de humor e ação com abuso de efeitos especiais.
Disponível na Disney+ neste link
Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo
Nenhum comentário