Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:Andor - Primeira Temporada(2022)

No interessante desafio de deixar instigante uma história que já se sabe como vai terminar, nessa série de como começou a Rebelião e a obtenção dos planos da maior arma do Império se tornou em uma boa surpresa no já cansado Universo Star Wars. Confira o porquê de conferir, e quais limitações esperar.

Devagar com o Andor...:P E mesmo assim foi bom! :P

Nota IMDb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  Andor
Ano de Lançamento: 2022
Criador: Tony Gilroy(O roterista Rogue One, o O Abutre, Duplicidade, Michael Clayton)
Estrelas: FDiego Luna(com o Andor), Stellan Skarsgärd(como o duplo Luthen Rael), Genevieve O'Reilly(Mon Mothma), Kyle Soller(como o servidor público ideal huahuaha Syril Kam),Denise Gough(como a quase chefa Dedra Meero), Anton Lesser(como o enxadrista Major Partagaz), Adria Arjona(como a azarada Bix Caleen), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Já logo no início temos que ser claros que apesar da surpresa inicial(com os truques nostálgicos) do episódio 7, se via que algo não ia bem no Universo Star Wars, coisa comprovada pela melancólica subsérie de filmes 1,2,3... Daí a ideia de fazer um filme solo de como uma operação com poucos iria cominar não só na descoberta, mas roubo de planos que iriam expor a fraqueza da maior arma do império, no caso A Estrela da Morte, não me parecia um movimento inteligente... Mas...Que bom que tive uma ótima surpresa, mesmo com os cacoetes de histórias de heróis, porém muito mais adulto e com um final surpreendente.

Pois anos depois vemos a primeira temporada de Andor, contando como uma pessoa chave no início da rebelião que vai se tornar a Aliança Rebelde, mostrando que difíceis decisões tiveram que ser feitas, muitas pessoas sacrificadas, contudo também explorando as fraquezas de um Império corrupto e violento. E há muitas coisas que a série herda do filme Rogue One de 2016.

A primeira é o clima mais dark, opressivo. O Império já consolidado vinha dando demonstrações de força e reprimia com extrema violência qualquer resistência. E aqui a série vai lá na fonte no sentido que a clara inspiração na comparação do Império e Alemanha Nazista, mas também há semelhanças com aparatos de repressão e espionagem da Cortina de Ferro. E me surpreendeu/quase decepcionou a opção de lançar dentro do Disney+ com suas restrições já que há momentos de violência, ainda que dá impressão de que ir para o Star+ poderia dar melhor vazão. Mas mesmo assim o resultado foi melhor do que eu particularmente esperava. 

Outra coisa bem forte é o ritmo...comedido...:P Ou seja, muita gente pode reclamar do ritmo da série, todavia é natural em uma história de mistério, suspense, espionagem, sabotagem e roubo. E até fuga! :P E a apresentação dos personagens, as suas motivações, o famoso custo de primeira temporada estão lá, só que uma performance surpreendente, a história que tem lá suas surpresas, tudo relativamente sem a presença da Força, tudo com muito esforço, ralação e um pouquinho de sorte. Mas como dizem, a sorte privilegia os intrépidos, ainda mais no surpreso Império, a sorte inicial parece bem generosa, mas já é bem fácil ver o preço chegando com mão forte na retaliação.

E por fim, a parte de produção/efeitos especiais não deixa a peteca cair porque não é o principal aqui, só que principalmente não atrapalha(como vemos muito hoje em dia), já que a jornada difícil do herói(?), com dúvidas, seus sonhos e objetivos, tudo empacotado em apenas duas temporadas, com 12 episódios cada, faz que a história tenha um planejamento que falta a muita coisa que está por aí. Mesmo quando as coisas tomam rumos bem diferentes. E de novo, há toda uma arte em voltar a pessoas importantes do passado, fatos e lendas, reconectando com o que vimos no cinema até o Rogue One.

Resumindo, seja na parte mais fantástica e emocional com o Mandaloriano, seja na parte mais "adulta" e política que essa série apresenta, vemos interessantes alternativas nesse Universo que vinha sofrendo com o exagerado ritmo de produções(seria um padrão Disney? Fica a reflexão) aproveitando famosas histórias do folclore que vai muito mais além da família SkyWalker... Mesmo do alto do décimo episódio, já com um climão de fim de temporada, ainda há o 11 e 12 que acredito que ainda vão deixar mais fãs ansiosos pela já confirmada temporada de conclusão. Disponível no Disney+.


Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário