Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Stranger Things - Temporada 4 - Parte 2

 

Um desfecho que corresponde em termos de humor e ação épica, mas que tropeça no velho medo de arriscar

                                                                                                                                                                

Nota IMDb: 8,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Stranger Things
Criadores:  Matt Duffer, Ross Duffer
Estrelas:  Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Winona Ryder
Crítica: Michael

Na crítica da primeira parte da quarta temporada de Stranger Things eu falei como os sete primeiros episódios foram um marco para a série em termos de aumento de escopo, mas que mesmo assim ainda permaneceram o carisma e o humor. Com um gancho promissor para os dois episódios finais, restou a expectativa de que tudo seria resolvido com o mesmo nível de qualidade. Porém, ainda que não tenham faltado momentos de ação, emoção e humor, o desfecho deixa um pouco a desejar por conta do medo de arriscar e de algumas outras decisões erradas. Confira os detalhes abaixo com alerta de leves "spoilers".

No final da primeira parte, vemos nossos heróis mirins ainda separados em dois grupos e prontos para tentar enfrentar o vilão que estava matando adolescentes como parte do seu plano de destruir Hawkins e depois o resto do planeta. No terceiro grupo, os adultos lutam para resgatar Hopper da prisão na Rússia e quem sabe ajudar também no confronto final contra Vecna.

Coube então ao episódio 8 montar o cenário para esta batalha final e colocar as peças em seus devidos lugares. Com quase uma hora e meia de duração, ele tem um foco maior em Eleven e um tom um pouco mais dramático que atrapalha um pouco o ritmo, mas ainda existem vários momentos de humor e bastante ação. Já no episódio 9, com todos os envolvidos preparados, temos quase duas horas e meia de tempo de duração para serem gastos na batalha final e no epílogo. Não faltam momentos épicos no confronto com Vecna, com excelentes efeitos especiais e práticos, cenários bonitos e trilha sonora de arrepiar. Os outros "núcleos" também conseguiram participar de forma convincente e a forma que eles se juntam se mostrou acertada. Diversão pipoca garantida e com um nível que consegue cumprir quase toda a enorme expectativa que foi criada.

Porém, em termos narrativos, o final tropeça. Durante toda a temporada e principalmente no decorrer do último episódio somos levados a crer que um dos membros principais do elenco irá morrer e isso gera uma tensão verdadeira. No entanto, talvez por medo de arriscar, temos isso revertido usando um recurso que se mostra outra decisão errada neste seriado que começa a provar que somente personagens menores são eliminados definitivamente. O final mostra claramente que haverá pelo menos mais uma temporada para concluir este arco narrativo, mas com ele também fica a expectativa ruim de que não haverá surpresas. Se a decisão de matar um dos personagens principais tivesse sido mantida, a tensão levantada teria sido genuína e recompensadora, além é claro de gerar muito mais expectativa para o que estar por vir pelo fato de sabermos que ninguém está a salvo.

Sendo assim, ainda que o desfecho tenha trazido toda a ação épica que era esperada e terminado em uma nota alta com um gancho interessante para uma próxima temporada, estas decisões erradas no roteiro acabam minando um pouco o resultado final e a expectativa do que está por vir. De qualquer forma, os irmãos Duffer estão de parabéns por conseguirem corresponder em quase tudo que era esperado pelos fãs. O gigantesco investimento feito pelo NetFlix se mostrou acertado e o maior orçamento foi usado para elevar tudo o que já era bom na série. Resta saber se a última temporada irá também ser capaz de surpreender e superar o medo de arriscar em termos narrativos.

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário