Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Stranger Things - Temporada 4 - Parte 1


A temporada mais ambiciosa do seriado que evita as armadilhas e mantém seu charme e carisma

                                                                                                                                                                  

Nota IMDb: 8,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Stranger Things
Criadores:  Matt Duffer, Ross Duffer
Estrelas:  Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Winona Ryder
Crítica: Michael

O fato de hoje o NetFlix estar presente em milhões de casas certamente tem relação com o enorme sucesso de Stranger Things, um seriado que traz a medida certa entre nostalgia e novidade e agrada com seu excelente elenco e direção. Desta forma, agora que o gigante de streaming está passando por dificuldades devido à enorme concorrência, é normal que ele se volte para esta "galinha dos ovos de ouro" e invista pesado para tentar mostrar que ainda pretende lutar pela audiência. A primeira parte da quarta temporada de Stranger Things é a mais ambiciosa e elaborada até hoje e, felizmente para o NetFlix, não usa isso como muleta e mantém o mesmo carisma com suas referências à década de oitenta e bom desenvolvimento do elenco talentoso. Confira os detalhes na nossa análise sem spoilers a seguir.

O trailer para esta temporada mostrou um grande foco em efeitos especiais e um aumento de escopo nunca visto antes na série. Isso sem dúvidas gerou o temor em fãs que, como eu, pensaram que a série iria se perder e usar este orçamento todo para disfarçar a falta de ideias. Afinal de contas, isso nunca fez falta para a série que em suas primeiras temporadas teve um escopo bem menor com efeitos limitados e focando mais no grupo de crianças protagonistas e nas suas desventuras na década de oitenta que esbanjava referências nostálgicas para os que passaram dos quarenta. Além disso, fica claro que o elenco envelheceu muito mais do que o tempo decorrido no seriado e em alguns casos está até difícil disfarçar que se trata de um adulto se passando por adolescente. Apesar de tudo isso, desde o começo esta nova temporada consegue agradar e mostrar que os irmãos Duffer se superaram e fizeram com uso do cheque em branco dado pelo NetFlix.

A primeira parte da nova temporada foi dividida em sete episódios e cada um deles funciona quase como um filme, tanto em termos de estória quanto de duração. Vemos a trama se desenrolando em três frentes separadas, cada uma com um foco específico e com um tom mais maduro: comédia no grupo da Califórnia, drama e ação no grupo da Rússia e terror no grupo de Hawkings. Por falar em terror, fica o alerta de que desta vez a série traz alguns momentos bem chocantes e que certamente não são indicados para os pequenos. Ao continuar bebendo da fonte da década de oitenta, existem várias referências a clássicos do terror da época como A Hora do Pesadelo, inclusive na novidade de termos um vilão materializado desta vez na figura de Vecna. Parabéns para o fato de sua caracterização ser em sua maioria com efeitos práticos de maquiagem aumentada com efeitos digitais, sendo que sua presença é realmente assustadora e se mostra uma ameaça digna. Vemos também finalmente o véu sendo levantando sobre o passado de Eleven, ainda que as coincidências e reviravoltas soem um pouco forçadas para se encaixar no roteiro como um tudo.

Como disse antes, o seriado continua evoluindo bem a jornada de seus personagens, mas fica evidente o foco maior em alguns deles em detrimento de outros, mesmo que todos tenham algum momento relevante. Mesmo com o elenco separado em grupos e com a expansão do universo da série em cenários bem vastos e distintos, a série mantém seu charme e humor característicos e explora os talentos disponíveis de maneiras eficazes. Destaque mais uma vez para Millie Bobby Brown como Eleven em sua jornada para conhecer seu passado que exige uma carga dramática enorme e ela não deixa a bola cair. Outro que surpreende é David Harbour em um papel muito mais sombrio que nas temporadas anteriores.

Temos então o momento "Game of Thrones" de Stranger Things, conforme brincaram seus criadores, com sequências de ação grandiosas, cenários gigantescos, locações variadas e efeitos especiais de primeira. Os sete primeiros episódios mostram que este crescimento não foi só em termos de orçamento, mas também em termos de amadurecimento dos personagens e do tom da série. As apostas até agora se mostram acertadas, até mesmo com a figura do vilão Vecna, algo inédito na série. A excelente recepção de crítica e público é um sinal de alívio para o NetFlix e uma amostra de que o gigante ainda tem força para lutar e não se rendeu. Os dois últimos episódios chegam em breve e resta torcer para que as semelhanças com Game of Thrones parem por aí e que no caso de Stranger Things tenhamos um desfecho bem melhor que respeite o legado da série e os seus fãs.

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário