Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:A Fera do Mar(2022)

Uma menina aventureira, um capitão sedento de vingança, um aspirante que quer salvar todo mundo...e todos querem matar monstros marinhos. Confira porque vale a pena ver essa nova animação da NetFlix, mesmo com as suas limitações e boas virtudes, na crítica abaixo, como de praxe, sem spoilers.

Uma simples animação sobre temas surpreendentemente complexos


Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Sea Beast
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Chris Williams
Estrelas: Karl Urban(o The Butcher do The Boys, aqui é Jacob Holland), Dan Stevens(aqui é o Almirante Hornagold), Jared Harris(aqui é o Capitão Corvo(Crow)), Zaris-Angel Hator(aqui é Maisie), Marianne Jean-Baptiste(aqui é Sarah Sharpe), Helen Sadler(aqui é Matron), entre outras estrelas
Crítica: Dissonantbr

Há muito tempo atrás, o mar era ainda mais assustador. Lá as duras condições das primeiras viagens não raro cobravam a vida de vários homens e mulheres, seja por mal tempo, seja por falta de vento, seja por piratas, fome, seja desorientação, e ...raramente por causa de animais, como baleias. Contudo a imaginação corria solta , tanto que não é a toa que em vários antigos mapas áreas desconhecidas ou perigosas tinham desenhos de criaturas marinhas, com a famosa frase Hic sunt dracones(aqui há dragões).

Nessa nova animação da NetFlix a pequena orfã Maisie que apesar de todos os perigos sonha ser uma caçadora de monstro marinhos, assim como seus pais, consegue entrar no mais famoso navio, o Inevitable(se o espectador parar para pensar, o que seria realmente inevitável na vida? A morte), o qual tem o lendário Capitão Corvo e seu aprendiz Jacob Holland. Corvo tem uma verdadeira obsessão em matar a lendária besta vermelha chamada Red Bluster (que traduzindo seria a Fanfarrona?:P) e faria qualquer coisa para conseguir isso.

Há duas coisas que logo se destacam na história. A incrível fluidez de movimento da animação. É um cuidado no planejamento das cenas de ação, as escolhas de câmera, luz, os detalhes de textura e cor, tudo muito impressionante e lindo, mas também no estilo de animação que lembra demais a Dreamworks, o que é engraçado já que o diretor foi uma pessoa essencial a projetos como Operação Big Hero(diretor), Moana(roterista), Bolt(Roterista), além de A Nova Onda do Imperador(roterista) e Mulan(roterista). Ou seja, todos Disney. :P A evolução de uma animação tocada pela NetFlix impressiona nesses aspectos e também uma pessoa como Chris Williams mostra que ela realmente não está para brincadeira.

A segunda coisa é a simplificação na história de temas que são levemente tocados ou referenciados, principalmente no final do filme. Para os mais velhos estão lá aquele climão de filmes de piratas, assim como batalhas navais como O Senhor dos Mares, mas também um que de Como Treinar Seu Dragão (sim...o primeiro lá de 2010!!!). Mesmo com uma simplicidade que permite adivinhar fácil o que vai acontecer em seguida, é um exemplo curioso de que a jornada é mais importante do que o futuro e que é um bom prato simples, mas muito bem feito. Tudo muito sugerido, o que é uma clássica táctica de sedução do espectador.

Resumindo, é uma animação que estranhamente pouca gente tem falado, mas diverte, faz rir, traz boas reflexões para as gerações mais novas e se justifica pra existir no mundo pela mensagem final extremamente necessária nesses últimos tempos. Dada a gravidade da situação do estúdio é uma pena que esse tipo de produção, tão diferente da linha de montagem fast food da NetFlix, tenha um ar de que pode ser uma das últimas do seu tipo. Disponível na NetFlix.




Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário