Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: O Soldado que Não Existiu (2022)

   

Um drama de guerra que erra o alvo, mas ainda consegue entreter pela sua premissa curiosa

                                                                                                                

Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  Operation Mincemeat
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: John Madden
Estrelas: Colin Firth, Matthew Macfadyen, Kelly Macdonald
Sinopse: Dois agentes britânicos criam uma estratégia bizarra para enganar os nazistas e alterar o curso da Segunda Guerra Mundial. Baseado numa história real de desinformação.
Crítica: Michael

Certamente você já ouviu falar daquela expressão "filme feito para Oscar" que alguns críticos usam de vez em quando para descrever as películas que tentam seguir uma lista de pré-requisitos para agradar a Academia e quem sabe faturar um ou mais "carecas dourados". O NetFlix não é estranho a esta estratégia e inclusive tem conseguido ser bem sucedido em algumas tentativas recentes. Porém, infelizmente não é o caso com 'O Soldado que Não Existiu" que, apesar de procurar de todas as formas seguir esta fórmula e ser um bom drama de guerra, peca por um roteiro esticado e pela falta de desenvolvimento de alguns personagens.

A história mostra dois agentes britânicos que, durante a Segunda Guerra Mundial, pensam em um plano para enganar os nazistas e tirar sua atenção da invasão que estava sendo planejada para a Sicília na Itália. A premissa em si é bem interessante e baseada em fatos reais, no entanto a escolha de focar um filme inteiro basicamente nisso acaba esticando o roteiro e para ajudar a preencher o tempo foram inseridos outros elementos bem menos atrativos como um romance chocho e uma outra trama de espionagem interna, até mesmo para tentar ticar todas as caixas para uma fórmula de filme de Oscar. As partes que focam no plano em si são bem interessantes, mas aqui também existem muitos mais detalhes do que são necessários além de uma tendência chata de querer explicar demais que soa como insulto à inteligência do espectador.

E olha que o elenco do filme é excelente. Temos um Colin Firth bem inspirado, mas que sofre com um roteiro que não desenvolve seu personagem de maneira adequada. Quem acaba roubando a cena é Matthe Macfadyen como Charles, um agente dedicado, mas com grande insegurança na vida pessoal. Suas motivações e arco são bem mais desenvolvidos e o resultado é que ele ofusca o protagonista. Destaque também para Kelly Macdonald como Jean, apesar de também faltar um pouco mais de trabalho em suas motivações e um desfecho digno para sua personagem.

Temos então um drama de guerra que, apesar de não extrair o potencial do seu elenco e de errar na tentativa de ser um candidato a prêmios, ainda consegue entreter e principalmente dar uma dimensão do nível de planejamento que uma operação tão arriscada e complexa exige. Serve então como uma curiosidade sobre a importância deste soldado que nunca existiu.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário