Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Reação Nuclear (2022)

 

Um relato sobre um acidente nuclear que, apesar de pouco comentado, teve grandes consequências políticas e humanas

                                                                                                                                                                   

Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Meltdown: Three Mile Island
Crítica: Michael

Certamente a maioria das pessoas com mais de trinta anos já ouviu falar do famoso acidente da usina nuclear de Chernobyl. Inclusive recentemente tivemos uma excelente série da HBO que retratou toda a tragédia com excelente qualidade de produção e dramática (veja a nossa crítica aqui). Porém, acredito que quase ninguém (inclusive eu) conhece a história do acidente nuclear que aconteceu nos EUA em 1979 na usina de Three Mile Island. Esta série documental original do NetFlix finalmente traz luz a este evento que, ainda que não tenha atingido o mesmo nível de impacto de Chernobyl, certamente representou um grande risco de se tornar em algo mais grave e ajudou a trazer luz aos perigos da energia nuclear.

A série documental de quatro episódios mostra os detalhes do acidente ocorrido na usina nuclear de Three Mile Island no estado americano da Pensilvânia quando um dos reatores superaqueceu e ejetou vapores radioativos na atmosfera. Como disse antes, o nível de contaminação causado foi bem menor que em Chernobyl, mas o relato mostra que houve grande risco de explosão do reator ou de um "meltdown" (derretimento do núcleo do reator e exposição completa dele) que certamente iria gerar um acidente que teria proporções infinitamente maiores e mais devastadoras. Para completar, em uma das coincidências mais bizarras do cinema, apenas duas semanas antes havia estreado o filme China Syndrome que traz justamente a história de um repórter que testemunha um acidente nuclear de meltdown e precisa lutar contra as tentativas das autoridades de encobrir os fatos. Isso só ajudou a aumentar o impacto do pânico e da reação negativa do público aos relatos conflitantes repassados pelas autoridades sobre o acidente em Three Mile Island.

Fazendo uso de imagens documentais da época e entrevistas com envolvidos da usina e também da cidade mais próxima, a série relata os eventos e suas consequências, tanto em termos do impacto ambiental e na população quanto em termos das discussões que foram levantadas quanto à segurança da energia nuclear. Porém, o foco não fica nos detalhes técnicos, mas sim no drama pessoal de uma das principais figuras do acidente, Rick Parks, que trabalhava para uma agência do governo que regulava as usinas e após presenciar o descaso das autoridades e da empresa responsável pela limpeza do acidente resolveu ir a público a expor tudo mesmo a custo de sua reputação e carreira. Vemos também detalhes de seu relacionamento pessoal com uma das famílias vítimas do acidente e o impacto que sua decisão teve em sua vida. Isso certamente irá frustrar aqueles que procuram um documentário mais tradicional, mas ajuda também a dar uma dimensão maior do drama pessoal envolvido no acidente e como ele transformou a vida de várias pessoas. Outro ponto importante a ser destacado é que o documentário não consegue apresentar provas de todas as alegações de Rick e alguns dos fatos relatados acabam soando como teorias conspiratórias e isso afeta a imparcialidade que um relato desses deveria ter.

Ainda assim, esta série é uma boa chance para quem, como eu, não conhecia a história por trás deste evento tão marcante que serviria de alerta sobre os perigos da energia nuclear. Tanto que, sete anos depois, tivemos em Chernobyl o pior desastre deste tipo de todos os tempos. Outra prova da relevância deste acidente nos EUA foi a mudança em sua política energética, tanto que após isso vimos os investimentos na energia nuclear cair drasticamente. Isso só aumenta a importância de trazer luz a este evento e a todo o impacto que ele gerou tanto em termos políticos quanto humanos.


Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário