Anúncio 1

Últimos Posts

Série da Vez:Chernobyl(2019) - Resenha completa

Escapando do risco de ser uma longa série catástrofe, mostra os custosos esforços para minimizar os danos, assim como a busca pela verdade. E antes de tudo, tem uma poderosa mensagem a todas as organizações.

Tão grande como a Estupidez Humana


Já no primeiro episódio, essa série mostrava que tinha sim chegado ao nível para tratar um acidente tão complexo e com consequências que são sentidas até hoje, sendo uma cicatriz não só para a Ucrânia, assim como toda a Europa. Porém, confirmando, com uma ágil narrativa, toda a boa expectativa que faria jus às grandes estórias que esse triste capítulo da energia nuclear é atendida.

Antes, como ucranianos e russos tanto elogiaram o incrível cuidado em retratar detalhes, por motivos narrativos, o papel do personagem física nuclear Ulana na verdade representa um grande conjunto de cientistas que ajudaram não só entender e como sugerir passos para conter o desastre. E basicamente, é essa a grande diferença do que se sabe do acidente, claro, descartando a versão oficial russa.

Se o primeiro episódio é do acidente a partir da explosão e exposição do núcleo(e isso tem um excelente motivo explicado mais tarde), no segundo vemos as primeiras reações do governo soviético, assim como as primeiras pessoas que fizeram a pergunta tão urgente quanto as medidas reativas: o que de fato ocorreu em um reator que era o modelo mais bem sucedido da União Soviética, e o acidente poderia ocorrer de novo? E inclusive também tanto nesse e no episódio três são retratadas verdadeiras tentativas desesperadas para evitar um risco muito maior, agora para parte da Europa, Rússia e outras repúblicas soviéticas. E sim, eventos como o primeiro helicóptero a chegar no núcleo exposto, os três voluntários conhecido como o Esquadrão Suicida, assim como os mineiros que ajudaram são não só verdadeiros relatos, assim como há vários documentários com as imagens reais. Quem sabe também a busca da verdade que até hoje encontra a resistência do Estado soviético por motivos bem reais simples, porém vergonhosos.

E o quarto episódio, que além de mostrar o efeito colateral nos animais, também mostra o desafio de tentar estabilizar a emissão de radioatividade na área para a construção do chamado primeiro sarcófago, uma forma inicial de proteção adicional às primeiras tentativas de conter a radiação. E aí, como crítica, a série bem poderia ganhar mais um episódio para explicar a famosa complicada consequência do começo da possibilidade da chamada Lava Radioativa com a consequência a famosa "Pata de Elefante", o composto radioativo que é tão perigoso que até hoje só permite minutos de exposição. Outra grande ausência é a construção do primeiro sarcófago, assim como o segundo, que é citado no quinto episódio, nas cenas e fotos dos personagens reais.

E falando por fim do último, em uma excelente escolha de narrativa, tenta mostrar a teoria mais provável que explica o que provocou o acidente e porque ele foi motivo de vergonha para a antiga URSS... Porém, como já falamos no primeiro post sobre essa série, engana-se que só naquele tempo ou país algo parecido aconteceria. Muito pelo contrário: tragédias como essa ocorrem sempre que as más notícias são punidas ou ignoradas, assim como, muito bem prova o primeiro episódio, ignorar a realidade é não só ignorar suas responsabilidades, mas deixar de atenuar suas consequências.

Resumindo, a série consegue com louvor se tornar uma das melhores a retratar eventos históricos, fazendo jus a incrível nota 9,7 no IMdB, evitando uma chata listagem de fatos para uma narrativa envolvente e sensível a tanto sofrimento.

E aqui vão uma série de videos no youtube que mostram partes fundamentais que são retratadas na série. E no primeiro episódio, na cena da ponte de onde as pessoas viam o acidente, a mesma ficou conhecida como a Ponte da Morte, já que todos os presentes sofreram uma exposição que se mostrou fatal. Seguem uma pequena parte dos videos que vale a pena conhecer.

Nesse documentário com várias filmagens que foram essenciais para entender quão perigosos foram os primeiros esforços e o custo em vidas. Inclusive com o significado do título, que é referenciado no epsódio 5.

 Aqui há um pequeno spoiler de um momento da série. Mas infelizmente é real
No video abaixo temos um passeio de pontos famosos como os prédios ao lado do reator, assim como o hospital que recebeu as primeiras vítimas do acidente

 E falar desse assunto sempre vale citar os dois excelentes episódios do Nerdologia


E parte da triste história de Valery Legasov pode ser compreendida segundo sua filha

E o sempre supimpa Manual do Mundo explica como funciona Angra I e II. Vale sem dúvida



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário