Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Doutor Estranho no Multiverso da Loucura(2022)

Em um confuso, complexo e polêmico filme, Sam Raimi dá sua contribuição a enorme máquina do Universo Marvel, evitando um possível desastre e abrindo um enorme conjunto de possibilidades para os próximos projetos. Descubra do que estamos falando, sem spoilers, na crítica abaixo.

Um diretor vs o roteiro/estúdio


Nota IMDb: 7,75 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Doctor Strange in The Multiverse of Madness
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Sam Raimi(de clássicos como Evil Dead/Uma Noite Alucinante:A Morte do Demônio, O Grito, O Pesadelo, 30 Dias de Noite, Homem-Aranha(2002), entre outros )
Estrelas: Benedict Cumberbatch(como o "nosso" doutor), Elizabeth Olsen(como Wanda Maximoff às vezes sendo razoável...às vezes não), Benedict Wong(como Mago Supremo e que gosta de tradições), Chiwetel Ejiofor(como o teimoso Baron Mordo), Xochitl Gomez(como a sempre caindo America Chavez), Rachel McAdams(como Dr Christine, Crush), Michael Stuhlbarg(como o doutor Nic West), muitas surpresas, entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Não se tem como falar desse filme e não reconhecer uma enorme batalha que deve ter sido o roteiro e produção, ainda mais na Disney, com uma série de obrigações impostas pela Marvel, mas claramente o dedo do diretor com váaaaarias referências à suas obras. Temos aqui definitivamente algo bem diferente do que vimos e de longe a grande virtude do filme. Quem sabe anos a frente possamos descobrir o que aconteceu aqui, mas deve ter sido brutal a briga de bastidores.

Em um filme que fala ainda sobre as consequências do Ultimato, principalmente sobre escolhas de vida, e as consequências dos nossos próprios atos no nosso destino, também vemos o lado chato que vem ocorrendo na Marvel de exigências como pré-requisitos de terem sido vistas obras anteriores que melhorariam a experiência do expectador, no caso fortemente se baseando na série Wandavision, Vingadores:Ultimato, Homem-Aranha:Sem Volta para Casa, Loki, assim como até a antologia de histórias animadas E Se... Tudo isso começa a se materializar como um problema sério e exige uma atenção urgente nessa gestão das exigências de se acompanhar uma obra de diversão.

Contudo, o que vemos aqui é um filme definitivamente confuso, e isso propositalmente e não necessariamente como defeito, já que há um fio narrativo com um objetivo, ainda que pegando caminhos surpreendentes, diria até inéditos definitivamente na história do estúdio. Como as crianças de hoje em dia não se assustam com quase nada, é uma produção que não deve povoar o medo por dias, como aconteceu comigo há muito tempo atrás o clipe Thriller. Mas o suspense, terror e até humor, tão presentes na obra de Sam Raimi, estão lá lutando claramente com os obrigações da indústria do estúdio, ainda que com amarras inclusive narrativas.

Há clichês, soluções estranhas, o próprio abandono da primeira parte, fã service, e o já clássico "e quem seria esse/essa aí?!". Mas talvez o pior ponto, é o recurso condutor meio que caindo de outra dimensão, mostrando um probleminha de construção de relacionamento, claramente fruto dos trilhos impostos pelo o pessoal do "você tem que mostrar isso, e falar disso para os x novos produtos". E se você termina concluindo que o roteiro é a parte mais fraca da obra, vai ter uma ideia do mérito do diretor nas suas interferências. 

Resumindo, é um filme diferente como virtude, com momentos lindos alternados com terror/suspense em níveis do nível que você se pergunta se realmente é Marvel/Disney mesmo, com gritos estridentes de fãs em alguns momentos, boas atuações com destaque para Benedict Cumberbatch, Elizabeth Olsen, assim como Benedict Wong, contudo, com algumas falhas de roteiro, algumas muito estranhas, ou uma edição feroz quiçá fruto da enorme batalha que deve ter sido deixar a obra com um jeitinho do diretor. E essa forte assinatura da direção, coisa rara, ainda mais em um blockbuster, é algo ainda mais digno de nota. Para os fãs da Marvel é um filme essencial, e um manifesto de luta criativa(também com suas derrotas) e que vai ser muito referenciado daqui pra frente. Disponível nos cinemas.

PS:Um gostinho de passada de pano para um personagem x no filme é um dos pontos baixos da obra...:P 



Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário