Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Uncharted - Fora do Mapa (2022)

 

Um filme mediano que tem algumas boas cenas de ação, mas que no final soa como oportunidade desperdiçada

                                                                                                               

Nota IMDb: 6,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Uncharted
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Ruben Fleischer
Estrelas: Tom Holland, Mark Wahlberg, Antonio Banderas
Sinopse: O astuto Nathan Drake é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor "Sully" Sullivan para recuperar uma fortuna acumulada por Ferdinand Magellan e perdida há 500 anos pela Casa de Moncada.
Crítica: Michael

A série de jogos Uncharted é ainda uma das mais conhecidas e reverenciadas da família Playstation e desde seu sucesso inicial começaram os rumores de uma possível adaptação para o cinema da história do aventureiro caçador de tesouros Nathan Drake. Tanto que o nome mais comentado sempre foi o de Mark Wahlberg, que na época ainda era um jovem e promissor ator de ação. Por diversos motivos, o projeto nunca saiu do papel e só agora finalmente temos a tão esperada adaptação, sendo que Wahlberg acabou sobrando como Sully, o parceiro mais velho de Nathan, e o protagonista é o "golden boy" e amigo da vizinhança Tom Holland. Infelizmente, o resultado é, no seu ponto alto, mediano, com uma história genérica e algumas boas cenas de ação que abusam dos efeitos especiais.

A história mostra o jovem Nathan Drake tentando sobreviver sozinho após crescer em um orfanato com seu irmão que simplesmente desapareceu depois que fugiu para escapar da prisão. Os dois sempre sonharam em descobrir tesouros escondidos e quando Sully, um ex-militar que está atrás do ouro perdido de Magellan, recruta Nathan para ajudá-lo, ele acabará descobrindo o paradeiro de seu irmão perdido.

Como disse antes, é um roteiro bastante genérico e que não faz jus aos jogos no sentido de que não fornece boas motivações e personalidades para os personagens. Natham é quase um adolescente bombado  sem o charme que mostra nos jogos e falta ao Sully de Wahlberg o carisma e a simpatia que são marcas do personagem. Chloe não tem nada a ver com sua versão dos jogos e também soa deslocada. Pior mesmo é o vilão de Antonio Banderas, um verdadeiro pecado de desperdício de talento, mesmo que o ator se esforce.

Temos algumas boas cenas de ação no filme, com destaque para a sequência do avião que é realmente espetacular, mas que abusa dos efeitos especiais a acaba subtraindo de toda a experiência. Temos também uma certa "vibe" de Indiana Jones, mas aqui também se peca ao não se criar nada que o diferencie dos filmes deste gênero do passado e por tentar surfar na onda dos filmes de super-heróis  pelo tom descompromissado e incluindo até cenas pós créditos. Em termos de trilha sonora, o melhores momentos são os que usam as trilhas do jogos, mas eles são escassos e falta algo original que seja marcante.

O resultado então é um filme no máximo mediano e com alguns momentos de fazer ranger os dentes. O principal erro parece ter sido mesmo a má escalação do elenco e a falha em construir personagens tão interessantes como os que temos nos jogos. Tom Holland até poderia dar certo como um Drake mais novo, mas o próprio ator admitiu que não gostou de sua performance por ter se preocupado mais em parecer "cool" do que em atuar, o que mostra uma falha de direção. Mas o pior mesmo foi a escalação de Mark Wahlberg como Sully, uma tentativa errada de compensar a ele e os fãs pelas expectativas do passado que acabou descaracterizando um dos personagens mais queridos da franquia.

Se você nunca tiver assistido aos saudosos filmes Allan Quatermain, recomendo que prefira isso ou até mesmo assistir novamente a trilogia clássica de Indiana Jones. Só gaste seu tempo com Uncharted se for um fã dos jogos e tiver uma curiosidade mórbida para vislumbrar mais uma oportunidade perdida ao se adaptar uma franquia de videogame para a telona.

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário