Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: A Ursa Polar (2022)

  

Um belíssimo documentário que usa um tom pessoal para trazer luz aos perigos do aquecimento global

                                                                                                                      

Nota IMDb: 7,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2022
Título original: Polar Bear
Diretor: Alastair Fothergill, Jeff Wilson
Crítica: Michael

O aquecimento global é um tema recorrente e polêmico na atualidade, com críticos e defensores das teorias sobre as causas e as consequências deste fenômeno. Porém, uma coisa é certa: o gelo dos polos está derretendo e isso tem afetado um dos animais mais exóticos e belos desses locais inóspitos, os ursos polares. Esta produção da Disneynature, lançada no último dia da Terra (26 de abril de 2022), põe em destaque justamente estes belíssimos animais e mostra a saga de uma jovem mãe ursa desde sua infância até a idade adulta e os desafios que ela enfrenta para sobreviver em um mundo em transformação.

O documentário adota uma perspectiva bastante pessoal e coloca uma narradora em primeira pessoa para expressar tudo o que está acontecendo no ponto de vista da ursa protagonista. Na versão original, esta tarefa coube à talentosa atriz Catherine Keener que entrega uma performance comovente com sua voz suave. Em vários momentos tive flashbacks da Sessão da Tarde e dos filmes de Lassie e Benji, guardadas as devidas proporções, é claro. Para os fãs de documentários tradicionais isso pode parecer estranho a princípio, mas o efeito alcançado é impactante e emotivo, causando uma identificação muito maior com o que está acontecendo na tela. 

E por falar no que está sendo exibido, é preciso destacar a excelente qualidade de produção que nos presenteia com belíssimas imagens tanto do polo norte quanto dos animais que o habitam. Sem dúvidas é um registro fantástico destes animais tão exóticos e algo que pode ajudar na luta por sua preservação. Só de pensar no trabalho exigido para filmar estes animais durante tanto tempo já me dá vontade de assistir ao outro documentário "No Caminho da Ursa Polar" que trata justamente desta jornada. 

Em relação ao tema do aquecimento global, durante vários momentos a produção faz referência aos impactos deste fenômeno no habitat dos ursos polares e como eles estão sendo desafiados a encontrar alimento ao se deslocar por distâncias cada vez maiores. Porém, isso em nenhum momento soa forçado e é encaixado em observações da protagonista que não tentam justificar ou apontar culpados.

Para os que gostam de documentários de natureza, este é sem dúvidas uma grande pedida e a sua abordagem mais pessoal irá comover na mesma medida que suas belíssimas imagens irão maravilhar ao espectador. Serve também como alerta aos perigos do aquecimento global e à importância de preservar o habitat desta espécie e de todas as outras que vivem nos polos.




Disponível no Disney+. 

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário