Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da Vez:Gran Turismo 7

O jogo que atraiu elogios da crítica não foi o mesmo que foi entregue para boa parte do público. E gerou grande revolta na comunidade gamer. Mas foi realmente tão ruim assim? Confira esse e outros problemas na crítica abaixo.


Ah, esse dinheiro no início...:P


Muito ao grosso modo podemos dividir os jogos de corrida em arcades, os mais de diversão e o compromisso com a realidade mais...digamos, flexível, e os de simulação. Desses últimos a grandes exemplos, inclusive com o famoso iRacing que tem presença de famosos pilotos de corrida de verdade. O Forza, antes piadas entre os jogadores, veem chegando cada vez mais e surpreendendo ano a pós ano. E temos o Gran Turismo, que revolucionou na versão 1, na 3 surpreendeu e na quarta versão foi a versão mais amada de muitos por anos. Vieram a versão 5 e 6 que foi muito criticada por fazer mais do mesmo e por fim a versão Sport, que retomava já algumas coisas do amado 4 com mais circuitos e carros. E por fim chegou a 7 que marcaria 25 anos de jornada do jogo. 

Confesso que tenho uma relação de carinho com a franquia e fiz o abominável erro de pré-venda. Quando vi as críticas enquanto esperava a versão física fiquei animado. Seria aí sim aquele versão que usaria o poder do PS5 com o um caminhão de dinheiro e vontade de fazer bonito. Enquanto isso, fui jogando a versão Sport de novo, já que o progresso tinha sido feito no tempo que tinha uma conta americana que eu inclusive a Sony não deu opção de migrar como a Microsoft fez. 

Logo de cara na Sport eu ganhei um prêmio em dinheiro considerável, 750.000, já que foi do Brasil o último campeonato de Gran Turismo. Logo de cara já fui comprando uma dos carros mais queridos por mim, tanto por design como por desempenho, no caso uma Ferrari 458 Itália, e sobrou bastante dinheiro para outras compras que você precisa fazer para evoluir na carreira. Confesso que tinha me esquecido como, mesmo com os detalhes, o Sport merecia um pouco de atenção a mais do que eu tinha dado. Mas...

Por fim tinha chegado a minha versão física do GT 7 e o clima no novo jogo já estava diferente. Por ter feito meio que parte da pré-venda, ganharia dois carros(bons) e 110.000. Bem menos, mas tudo bem, vamos lá... E já tive a primeira surpresa. Os preços estavam beeem mais inflacionados. Como eles tinham feito questão de implementar, de fato os preços do jogo seriam rejustados a vida pós-covid, onde de fato tudo sofreu com a inflação. Acho que faz parte da simulação você sofrer com isso também. Mas aí entrou a minha parte Poliana e "vamos botar mão à obra e conquistar aquele carro"! Aí bateu outra realidade. Os prêmios iniciais eram bem baixos. Entre 5.000,10.000 a 15.000 no início do jogo. 

Com o tempo destravei uma parte dos usados. Pensei que aí sim estaria aí a oportunidade de comprar, mesmo de segunda mão, aquele carro dos sonhos. Ah ha! A diferença de preço era tão baixa que a economia não é substancial. Contudo, com o tempo, os prêmios estavam aumentando, tendo alguns de 20, 30.000. Um primeiro lugar poderia render em um campeonato 60.000. As licenças de carteira de habilitação, que continuavam com as irritantes situações de 60 milisegundos para o ouro, rendem muito pouco em dinheiro, ainda que se com todos os ouros fossem conquistados, um carro bem interessante pode ser dado de prêmio. Mas... Aí entrou outro fator inesperado.

No Gran Turismo há um probleminha. Não raro você pode ganhar um carro na roleta depois de fazer algumas atividades, mas o que pensava ser um probleminha de sorte se mostrou algo deliberado. Não é difícil ver até hoje pessoas no YouTube que acumularam vários bilhetes para roleta sempre pegarem os piores prêmios de 5.000 a 15.000. Do tipo de 10 apenas 1 com um prêmio okey. E se você não desse essa sorte, teria que comprar um carro de um certo tipo para avançar no jogo. O que tornavam ironicamente mais difícil você ter aquele dinheiro para o carro que você queria. Que nem o meme do Agostinho Carrara: "Trabalhar para comprar combustível para poder trabalhar"...:))))

Ah sim, ia esquecendo, a maldita decisão de deixar o jogo dependente de servidores centrais fazia que o jogo entrasse em um jogo "arcade" que não valeria nada. Em uma atualização importante, que reduziu pela metade a premiação de algumas provas, os servidores ficaram fora e só era possível jogar a versão arcade de mentirinha. Tudo isso gerou uma revolta tão grande que a nota de avaliação despencou. E foi necessário um pedido de desculpas, com um vale de 1.000.000 de créditos para os que tinham jogado antes do erro para atenuar as coisas. E promessas para melhorar inclusive a "sorte" nos sorteios, os prêmios de corridas, a possibilidade de vender carros usados, etc. Coincidência ou não houve uma exploração de uma falha da economia no jogo que fez que alguns jogadores tivesse bilhões de créditos e para mostrar quão frustrados eles estavam, em um determinado dia, todos os carros estavam fora de estoque, até os mais simples...:P

Resumindo, o Gran Turismo tinha um visual muito interessante, a chuva(que tirando o som dela batendo na lataria meio estranha) aí sim fazia uma grande contribuição em dificuldade(evite as poças!), a grande quantidade de carros, um modo estranho(musical), mas as habilitações de carteira, e outras coisinhas mais, é um jogo realmente que teve muito trabalho na construção, mas a economia do jogo, que mudou da versão que foi entregue para a crítica para o que chegou nos consumidores, fez jus a desconfiança que se formou entre a Sony e alguns jogadores. A Microsoft tem uma chance rara de quem sabe aproveitar toda a situação e tentar algo diferente no Forza 8. O tempo dirá se trazer problemas do mundo real para simulação é uma coisa que só Matrix faria ou uma grande empresa também. Vale, mas não em pré-venda. Lição aprendida. Tomara que a Sony também tenha aprendido a dela.

De bônus um outro meme do Agostinho(do @agostinhocitouu)...

 



PS:Se vc usa o volante, de repente vale a pena aumentar o force feedback que começa meio fraco. Claro, nem tão céu(no 100%), nem menos do que o jogo recomenda. Também vale ver a recomendação de especialistas em outros ajustes possíveis no jogo quanto a quantos graus limitar, etc.


 Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário