Anúncio 1

Últimos Posts

Fica Dica:Parceria entre a ACM e O'reilly acabou. O que fazer?

Depois de várias brigas, realmente chega ao fim a parceria da ACM e a O'Reilly. O que fazer quando o melhor serviço de leitura e seminários fica proibitivamente caro? Entenda a evolução do problema, alternativas e algumas dúvidas no texto abaixo.

A situação da formação de mão de obra para o Futuro ficou um pouco mais difícil agora


Em 2002, assustadoramente há 20 anos atrás, trabalhei em uma multinacional indiana que era como a fosse a ACME dos desenhos só que na vida real. E lá eu aprendi uma coisa muito interessante. Conversando com os colegas de trabalho lá da Índia, eles comentaram como aprenderam inglês e por fim informática. Segundo eles, várias vezes eles conseguiram acesso a livros a preço de custo de grandes editoras, mostrando como eles eram versão bem mais simples, de papel reciclado, mas com o conteúdo bem atualizado. Naturalmente aqui, com todos os esforços de redução de custos, o máximo que se conseguiu foi uma isenção de impostos, que já sofreu repetidas ameaças de remoção(até o famoso "Só ricos leem" ficou como justificativa). Affe...

Muitos anos depois, um amigo contou que o serviço tipo NetFlix da O'Reilly tinha um modo de desconto, via Banco Mundial, para países em desenvolvimento que oferecia o mesmo conteúdo de 290 dólares na época, por 40 dólares anuais. Tudo legalizado, direitinho, sem truques. Claro que a assinatura às vezes era problemática por falha na hora da cobrança, o site que era bem algo parecido com um lá do começo dos anos 2000, mas...No final do dia, entrando primeiro no site da Learning ACM, chegavamos a uma plataforma que dava acesso a todas as obras não só da gigantesca O'Reilly, mas também permitia a Apress, PacktPub, Manning, Pearson, Addison-Wesley Professional, entre outras, ou seja, crème de la crème do material em informática mundial. E havia mais! Sempre estava rolando um seminário online com grandes autores que as pessoas poderiam perguntar ao vivo pontos de dúvida, tendências, ou sugestões de leitura sobre o tema... 

Mas... Um belo dia... Os seminários sumiram. Já começou ali uma diferença para o pessoal da ACM. Aí em outro incidente, em um fim de semana, 22 de julho de 2020, a O'Reilly simplesmente cortou o acesso da ACM, sem nenhum aviso prévio. Muita confusão depois, alguns dias depois, ele voltou na segunda mesmo... 

E aí agora, por meio de um email, a ACM lamentou o fim da parceria que tornava viável o acesso a muita gente pelo mundo, ainda mais imagino no Sudeste Asiático, sendo que agora fica um alerta a cada login como o abaixo.



Mesmo com do desconto, a assinatura que seria 490 dólares cairia para 390 dólares. Mas vamos brincar de fazer algumas contas. 390 x a cotação de segunda(11/04/2022) é de 4,68, sem o IOF, já dá 1825,20... Lembrando que o salário mínimo é de 1212,00 em 2022... Outra possibilidade é fazer algo parecido com o que eu já faço com alguns cursos online, pagando um mês(49 dólares) só estudando como um louco durante esse período.

E muitos vão falar que isso seria supérfluo... E sim, naquela famosa pirâmide de prioridades(que o autor odiava, mas isso é estória para outro dia), de fato é... Mas voltamos à situação acima. É um serviço que se a pessoa se dedicar, ela ganha como profissional absurdamente. E o país ganha também, fazendo aquela pergunta simples, boa pra ano eleitoral: que tipo de país queremos? A Índia há muito tempo decidiu investir em tecnologia, e mesmo com os sérios problemas sociais que eles tem(e a gente também, em graus diferentes), eles tem tido algum sucesso. 

A coisa piora ainda mais quando vemos pela primeira vez o começo do assédio internacional à força de trabalho de T.I. no Brasil. Claro, o inglês, uma primeira barreira difícil de alguns superam das as oportunidades , ainda é light frente ao problema de que muitos outros tem de acesso à um computador. E para piorar, acesso a um bom material de estudo, a coisa fica ainda mais complicada para países em desenvolvimento como o nosso.

Ok. E agora? Well... A própria ACM ainda tem a Skillsoft, que tem um site horrível, e olha que eu sou programador back-end, mas a pessoa se esforçou em ficar ruim, mas tem perolas como livros da Manning e Apress. Provavelmente a ACM não vai marcar bobeira e deve correr atrás de algo para a coisa não ficar assim tão ruim. 

E fora da ACM, de repente, a Packt Pub virou uma grande oportunidade...:P Tem várias modalidades de uso, mas é possível , pagando agora no anual 129,99 o direito de ganhar um livro a cada mês, e curiosamente há uma série de metas de leitura que recompensam o usuário com outro livro. O problema é que só há obras da própria editora(mapt.io é o site deles). Eles tem um bom acervo e é em quantidade e qualidade a maior rival da O'Reilly.  Há uma opção mais especializada em Ciência de Dados que é Datacamp que às vezes, em alguns alinhamentos de planetas, faz uma promoção de 58 dólares o anual. Como o meme fala, é raro, mas acontece muito. :)

No Brasil, temos as traduções, com atrasos, mas de qualidade bem melhor do que antigamente dos livros da O'Reilly, mas se prepare para uma raridade de títulos e preços bem salgados. Um exemplo é Python Para Análise de Dados: Tratamento de Dados com Pandas, NumPy e IPython que está 100,25(95,24 no digital). E olha que o livro um preço bem mais camarada do que o em inglês 270,27(103,99 o digital). Vale observar que a oferta dos livros é beeeeem menor do que o serviço de aprendizagem online da empresa.

Aqui no Brasil temos também o Udemy que tem bons cursos e preços(quando promocionais) bem interessantes. E também intrépidas editoras como Casa do Código, por exemplo, com bons títulos, mas nada chega perto do Universo que a O'Reilly representou. E naturalmente temos a Alura, mas uma crítica válida de muitos é que a profundidade dos cursos geralmente se limitam aos introdutórios. Dificilmente se vê um curso mais longo para uma analise mais detalhada na plataforma.

E claro, há a locadora do Paulo Coelho. Um Pdfdrive da vida, entre outros recursos. Mas é uma pena que algo que faz você acostumar com uma facilidade tão grande de acesso ao conhecimento simplesmente se perca com impactos em dezenas de países.

Para finalizar um exemplo de importância desse serviço lá fora, é bem comum no Canadá a possibilidade da pessoa que manifeste o interesse e inviabilidade financeira de arcar, a prefeitura PAGA a assinatura para o cidadão. Desconheço a situação das universidades públicas sobre o acesso a esse tipo de serviço, mas duvido que se aproxime de algo assim para os estudantes. Vamos aguardar de que algo parecido e um desenvolvimento positivo evolua a isso. 

Como diziam nos anos 80, informação é poder. E ela ficou ainda mais cara depois disso. :(

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)












Nenhum comentário