Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: The Hunt for Planet B (2021)

  

Um documentário sobre o projeto do telescópio James Webb que foca no lado pessoal de alguns envolvidos e também nas reflexões da busca por outro planeta habitável

                                                                                                                      

Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2021
Título original: The Hunt for Planet B
Diretor: Nathaniel Kahn
Crítica: Michael

Mesmo quem não se interessa por exploração espacial deve conhecer o telescópio Hubble que foi lançado em 1990. Apesar de um começo atribulado que precisou de uma arriscada missão para conserto, este telescópio provou seu valor e nos mais de trinta anos de funcionamento proporcionou algumas das imagens mais belas do universo e também avançou a pesquisa e o conhecimento da astronomia de maneira significativa. Recentemente tivemos o lançamento do seu substituto, o Telescópio Espacial James Webb, um projeto de mais de dez anos que envolveu milhares de profissionais de vários países e que promete revolucionar mais uma vez a área e quem sabe até permitir a tão sonhada descoberta de um outro planeta habitável como a Terra. Este documentário trata justamente da jornada de desenvolvimento deste projeto, destacando o papel de algumas mulheres que foram importantes no desenvolvimento da missão e alguns dos desafios que precisaram superar.

O telescópio James Webb é um dos maiores projetos científicos colaborativos e promete fornecer dados e imagens fundamentais para novas descobertas na astronomia. Diferente do Hubble, ele capta o espectro infravermelho e isso aumenta bastante sua capacidade de enxergar na escuridão do espaço, permitindo inclusive estudar a atmosfera de exo-planetas para encontrar sinais de habitabilidade e, quem sabe, vida.

Dito isso, uma coisa que precisa ficar clara desde o começo e que talvez seja uma das justificativas para a recepção morna a este documentário é o fato dele não se prender à fórmula esperada e não focar nos detalhes técnicos do projeto de criação do James Webb. Ao invés de trazer em detalhes cada uma das etapas até o lançamento, ele foca nas histórias de algumas das mulheres que participaram do projeto e das suas expectativas e experiências pessoais que as levaram até este ponto. Isso com certeza vai espantar os mais tradicionais consumidores deste tipo de documentário, mas por outro lado traz uma perspectiva diferente e mostra o lado mais humano das pessoas que dedicam sua vida ao estudo do universo. Ainda assim, com cerca de noventa minutos de duração, sobrou espaço para inserir alguns detalhes técnicos interessantes e desafios enfrentados, como por exemplo o desenvolvimento do gigantesco espelho dobrável e os testes para resistir ao lançamento. Além disso, ele também traz uma reflexão interessante sobre as questões do aquecimento global e da importância de valorizarmos a Terra antes de pensarmos em encontrar outro planeta habitável. 

Se você gosta do tema de exploração espacial, quer saber mais sobre o projeto do James Webb e da vida de alguns dos envolvidos nele, este documentário é uma boa pedida. Mas fica o alerta de que ele foca mais no lado pessoal dos pesquisadores e também gasta um bom espaço da sua duração para tratar de temas como questões ambientais. Ainda assim, vale pela abordagem diferente e pelas reflexões levantadas. Até o dia da postagem este documentário está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário