Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Aliens - Fireteam Elite (PC)

  

Uma boa opção para os fãs da franquia Alien e que possuem amigos para jogar online

                                                                                 

Plataforma: PC
Metascore: 69 (User Score: 5.7) - Até o dia da postagem
- Análise: Michael

Um problema já bem conhecido é a quase unânime falta de qualidade de filmes criados a partir de jogos, mas o caminho contrário também geralmente não produz bons resultados. Isso com certeza é verdade com a franquia Alien e já tivemos alguns jogos bem ruins, principalmente os relacionados ao filme 'Aliens' como ocorreu com o jogo 'Aliens - Colonial Marines' lançado em 2013 e que gerou revolta e inclusive inúmeros pedidos de devolução do dinheiro por propaganda enganosa. Sendo assim, qualquer novo jogo baseado neste filme vai ser recebido com uma boa dose de insegurança e foi justamente desta forma que reagi inicialmente ao anúncio de 'Aliens - Fireteam Elite'. Porém, após experimentar o jogo com alguns amigos e jogar todo o modo de campanha, posso dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado, apesar de alguns problemas.

O jogo se baseia no universo do filme Aliens (apesar de não tratar daqueles fatos especificamente) e mostra um grupo de colonial marines enviado para investigar algumas colônias que emitiram sinais de socorro ou perderam a comunicação. A história é bem básica e só serve para dar um pano de fundo para a ação, mas consegue transmitir um bom senso de suspense apesar de uma qualidade limitada em termos de dublagem com alguns momentos caricatos. A quantidade de missões da campanha é razoável e vai exigir algumas repetições por conta de qualquer falha exigir que tudo seja feita no início novamente. Isso gera momentos de insatisfação, mas com certeza aumenta a tensão durante as missões para evitar a punição.

Em termos de jogabilidade temos algo muito semelhante ao modelo do jogo The Division e quem conhece a franquia da Ubisoft vai se sentir em casa, ainda que aqui o combate não esteja tão aprimorado. Basicamente os jogadores transitam de um cenário de defesa para outro e precisam montar estratégias defensivas para combater as ondas de alienígenas. A ação em terceira pessoa com uso de cobertura é uma escolha acertada e o jogo traz uma variação em termos de inimigos suficiente para ajudar a manter o combate interessante. Um ponto fraco é a inteligência artificial dos inimigos e principalmente dos aliados e isso nos leva ao ponto principal desta análise: este é um jogo totalmente diferente quando jogado com amigos em comparação a jogar sozinho. A variação de classe de jogador e os desafios foram pensados para exigir cooperação e coordenação dos aliados e a presença de outros humanos é fundamental para uma boa experiência no jogo.

Já no quesito de gráficos o jogo deixa um pouco a desejar, mas ainda assim tem uma aparência bem realista e fiel ao material original. Para jogadores de PC, a boa notícia é que as exigências de hardware são modestas e é possível conseguir uma boa performance em configurações mais limitadas. A interface do jogo é bastante limitada e não permite muitos ajustes e as mecânicas de upgrade e de gestão de inventário também são meio confusas. O grande destaque vai para a parte sonora com efeitos que conseguem reproduzir a atmosfera do filme com grande precisão e os fãs de Aliens vão sentir arrepios ao escutar as armas e sons de criaturas e até o radar clássico que capta os movimentos dos inimigos.

No final temos então um jogo bem divertido para se jogar com outros dois amigos e que consegue traduzir bem a experiência de ser um colonial marine e combater os xenomorfos mais famosos dos cinema. Ainda que seja possível jogar sozinho, não é algo recomendado pelo fato da inteligência artificial dos companheiros limitar bastante a experiência. Até a publicação desta análise o jogo está disponível no Xbox Game Pass e isso é o incentivo a mais para quem já assina o serviço. Se você gosta desta fórmula de jogos de tira em terceira pessoa e é fã da franquia Aliens, este jogo certamente é uma excelente pedida desde que você tenha amigos dispostos a jogar junto.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Só acrescentando duas coisas...:P A primeira é que uma exceção foi o excelente Alien Isolation que resgata muito material da produção do filme e pra os fãs só o passeio vale muito a pena. E a segunda coisas são os xenomorfos assanhados que atacam a gente sem consentimento. Um absurdo! :P

    ResponderExcluir