Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Declassified - Untold Stories of American Spies (2016 - 2019)

 

Uma boa série documental que retrata a vida real dos agente secretos e permite que alguns desses heróis anônimos recebem o reconhecimento devido

                                                                                                                      

Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2016
Título original: Declassified: Untold Stories of American Spies
Diretor: Aaron Saidman
Crítica: Michael

O subgênero de filmes de espionagem é bastante popular e já tivemos grandes sucessos do cinema explorando este tema, assim como franquias que estão ativas até hoje como no caso de James Bond. Estes filmes retratam geralmente a vida de agente secreto como glamourosa e cheia de ação, além é claro das gadgets de alta tecnologia usadas pelos espiões. Mas será que a vida de um agente secreto é assim mesmo? Um dos problemas para responder isso é o fato de que, na maioria dos casos, os fatos e identidades dos envolvidos são classificados e não podem ser revelados. Esta série de documentários da CNN vem justamente remediar este problema e traz um retrato (quase sempre) detalhado de algumas operações de agentes secretos no combate ao terrorismo e à espionagem.

A série documental teve três temporadas com episódios exibidos de 2016 a 2019 e em cada um deles traz um relato de uma operação de espionagem ou de combate ao terrorismo realizada há algum tempo e cuja revelação de detalhes não irá comprometer nenhum agente secreto ou investigação atual. Isso permite mostrar entrevistas não só com especialistas no assunto como também com os próprios agentes envolvidos nas operações e que hoje estão aposentados, trabalhando em outra área ou devidamente protegidos pelo anonimato. Como consequência, temos relatos bem interessantes e que trazem a visão dos envolvidos, o que aumenta a sensação de realismo e também permite que alguns desses heróis anônimos finalmente recebem o reconhecimentos pelo serviço prestado.

Dentre os episódios mais marcantes, temos um que trata da caçada a Saddam Hussein e o trabalho do serviço de inteligência para se infiltrar no meio da rede de contatos do ditador para descobrir seu paradeiro. Em outro episódio, temos o caso de um chinês que prestava serviço aos militares americanos e vendia segredos de armas ultrasecretas para seu país de origem. Também temos dois excelentes episódios sobre espiões extremamente bem posicionados dentro do governo americano e que vendiam ou vazavam segredos para Cuba. Em outro relato, temos a busca para trazer justiça a um dos terroristas mais famosos dos anos oitenta e que estava prestes a escapar das autoridades.

Se você tem curiosidade para saber como é a vida real de um agente secreto e das operações de inteligência, esta série documental é uma excelente pedida. Com entrevistas e relatos dos próprios envolvidos, de vítimas e de testemunhas, ela traz luz a várias ações secretas que conseguiram impedir ataques, combater o vazamento de informações sensíveis e salvar vidas. Até o dia da postagem, os episódios estão disponíveis no Amazon Prime Video.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário