Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Resident Evil Village (PC)

Com gráficos impressionantes e uma jogabilidade bem balanceada, este é sem dúvidas um dos pontos altos da franquia

                                                                                  

Plataforma: PC
Metascore: 83 (User Score: 8.4) - Até o dia da postagem
- Análise: Michael

A franquia Resident Evil é considerada uma das melhores no gênero de survival horror, mas ela já teve momentos de queda e precisou se reinventar algumas vezes para continuar relevante. Uma das maiores mudanças aconteceu em Resident Evil 4 com a alteração da perspectiva para terceira pessoa e um foco maior na ação. Depois de quase abandonar o terror nos dois jogos seguintes e priorizar a ação, o jogo se reinventou novamente em Resident Evil 7 com uma mudança para perspectiva em primeira pessoal e com uma trama sem zumbis convencionais e com personagens novos. O resultado foi bem positivo e o oitavo jogo da série principal, Resident Evil Village, aposta novamente nesta fórmula. Com gráficos impressionantes e uma jogabilidade bem balanceada entre ação, exploração, puzzles e terror, este é sem dúvidas um dos pontos altos da franquia.

A trama continua focando em Ethan Winters e sua família após os acontecimentos do jogo anterior. Um dia, eles são atacados e raptados, indo parar em um vilarejo misterioso habitado por criaturas perigosas. Ethan precisará desvendar as motivações por trás disso e enfrentar os responsáveis para conseguir resgatar sua filha Rose. Apesar de ter alguns momentos excêntricos que já são característicos da franquia japonesa, a história é bem interessante e gera claros momentos de tensão, com destaque para a temível Lady Dimitrescu e suas filhas. A novidade em termos de monstros são os "lycans", uma espécie de lobisomens gerados a partir de uma variação do agente infeccioso "mofo" que foi revelado no jogo anterior. Eles se mostram adversário aterrorizantes e com uma inteligência e capacidade física bem maior do que os zumbis tradicionais, aumentando bastante a dinâmica e a dificuldade dos combates. Os vilões continuam sendo um ponto alto e não faltam batalhas épicas.

E por falar em combate, vale destacar as mudanças feitas para deixar o jogo mais interessante para os que gostam de ação. Alguns elementos de RE4 foram incorporados, como o uso do cenário nas batalhas, deixando o jogo bem dinâmico e aumentando as opções na abordagem dos inimigos. O gerenciamento de inventário também foi bastante facilitado com a extinção dos baús, sendo que agora os itens de chave não ocupam espaço e isso evita o transtorno de ter que liberar espaço ou de ter que dar várias viagens a um baú para buscar os itens necessários. Outra adição bem vinda é a da figura do vendedor que oferece itens, armas e upgrades em alguns pontos de salvamento. Mesmo que a presença dele não faça tanto sentido na história e nem seja embasada, o fato é que isso facilita a mecânica de evolução do personagem e adiciona alguns leves elementos de RPG ao jogo com possibilidade inclusive de melhorar a vida, a velocidade ou a defesa de Ethan.

Em termos de gráficos o jogo não decepciona e traz os visuais mais impressionantes da franquia, mostrando que a RE Engine ainda tem muito a oferecer. O vilarejo como um todo é muito bem construído e tem uma atmosfera tenebrosa que é complementada pelos efeitos sonoros empregados para deixar o jogador sempre tenso. Temos também os ambientes de castelo ou de masmorra que tem uma pegada bastante medieval que casa bem com a temática de lobisomens. Os efeitos de iluminação também são excelentes e aumentam o realismo nas partes mais escuras, inclusive com a adição de Ray Tracing, ainda que bem limitado.

Tudo isso faz com que este jogo seja um dos melhores na franquia ao combinar bem todos os elementos que ela tem de melhor: ação, terror e sobrevivência. A apresentação visual de primeiro nível é a cereja no bolo que deixa a experiência ainda mais gratificante. A campanha tem um tamanho satisfatório e a história também consegue prender e gerar interesse no jogador. Sem dúvidas um jogo simplesmente obrigatório para todos os fãs da franquia ou apreciadores do gênero de survival horror.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário