Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:A Lenda Do Cavaleiro Verde(2021)

Depois de um longo inverno, finalmente o filme chega ao Brasil o polêmico, divisor de opiniões, mas definitivamente introspectivo filme sobre uma lenda do tempo do Rei Arthur. Confira mais detalhes, sem spoilers, na crítica abaixo.

Uma interessante jornada de um personagem em entender quem ele é....e o que ele pode nos ajudar


Acredito que ajuda bastante o espectador saber bem, até o ponto de não estragar surpresas do filme, o que esperar desse aqui. Não é um filme sobre ação, famoso capa e espada. Tão pouco é um dramalhão. E definitivamente é um daqueles que tem o selo "slow burn", indo em uma pegada lenta de jornada, muito forte tanto na lenda que essa história é adaptada de um sobrinho do Rei Arthur que vive o conflito de esperar glória e reconhecimento e não se sentir pronto. Até que um dia, no dia de Natal, um cavaleiro verde, sobrenatural tanto em altura, como outras características propõem um desafio que Gawain acaba por aceitar. E o que ele faz trará consequências para ele e o que ele considera de mais importante na vida.

E como os grandes clássicos, o filme é recheado de referências, tanto de lendas como metáforas e símbolos. Ah sim, é um filme que é mais interessante de ser visto quando mais velho, indo bem cabeça aberta para cenas fantásticas, testes de caractere e dilemas. Muitos dilemas. E quem leu algumas aventuras arthurianas vai entender muitos dilemas e porque é tão atual alguns temas.

O que chama atenção no filme, além da forte presença e importância das cores, o que contrasta com a simplicidade da fotografia, até mesmo nos momentos mais surreais, o texto sagaz, assim como a interpretação do elenco(com destaque para Dev Patel com todas as contradições do nosso protagonista, assim como Alice Vikander com os diferentes papéis que ela faz(eu mesmo não tinha reparado em dois :)), assim como Barry Keoghan como o saqueador), mas sobretudo reflexões sobre fama, caridade, bondade, coragem, virtude, poder e guerra. Ou seja, nada mais atual definitivamente.

E sim, é um filme que não é para todos, e há alguns anos atrás provavelmente iria odiar o mesmo. Porém, talvez seja o "sapato verde" como falamos aqui na redação, seja o momento atual, o ritmo, um ou outro desvio, alguns detalhes, tudo isso não tira um brilho de um filme bem diferente corajoso em tentar algo tão ousado para falar sobre algo tão simples. 



E claro, para os que ficaram com dúvidas sobre alguns pontos do filme, temos a a análise da Vanity Fair aqui, ou esse video lá do Refúgio Cult. Assista de preferência só depois de vê-lo! 




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário