Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:No Ritmo do Coração(2021)

Nessa adaptação de um outro filme francês, o drama de uma menina que se encontra na jornada de descoberta do amor, as responsabilidades de membro da família, as delicias da descoberta pelo amor de cantar, tudo isso envolta nos desafios de ser filha de pais surdos. Descubra mais detalhes dessa história que foi um sucesso em Sundance e agora está disponível na Amazon Prime


Um lindo desabrochar


Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: CODA (que justamente é a abreviação de filha de pais surdos em inglês)
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Sian Heder(também assina o roteiro desse filme, assim como Orange Is The New Black, Little America e Mother(2006))
Estrelas: Emilia Jones(que veio lá do Amaldiçoada(2016), aqui é a desabrochando Rudy Rossi), Marlee Matlin(como a mãe que já foi modelo Jackie Rossi), Troy Kotsur(como o pai doidão Frank Rossi), Daniel Durant(como o irmão com grandes sonhos Leo Rossi), Eugenio Derbez(como o professor Beeeeeerrrrrrrnado Villalobos), entre outras estrelas
Crítica: Dissonantbr


Como vocês já sabem, eu fico com um pé atrás quando vejo que um lançamento é drama. Mas tive a curiosidade de ler a sinopse. Achei interessante e já logo aviso que é um misto de drama e comédia, com quase um quê de musical da Disney se não fosse alguns momentos de piadas um pouco mais adultas, assim como algumas situações...:P Ou seja, o público alvo seria algo como 16-18 anos dependendo da sua criação...:P

E o curioso dessa obra é que é uma adaptação do filme francês A Família Bélier de 2014 que apesar de ter tido uma boa recepção de crítica, foi polêmico pela reação da comunidade surda em constatar que apenas um dos atores principais era surdo e também de pais surdos. Isso foi "consertado" na versão americana já que todos os surdos são de fato filhos de pais surdos e sabem bem como é o dia a dia. Para ter uma maior fluência Emilia se dedicou a 9 meses estudando a ASL, a língua americana de sinais. 

Para não gerar nenhum grande tipo de spoiler, vemos a protagonista encontrar sem querer uma grande paixão no desenvolvimento do canto, coisa que ela gostava de fazer, porém situações fazem que ela tenha que ainda mais amadurecer, coisa que a vida já de certa forma a fez fazer por ser interprete essencial para toda a família. A rotina pesada de acordar as 3:00, desembarcar e ir estudar obviamente vem com grandes sacrifícios. E o preconceito de ser a "menina da família surda", com todo bullying clássico de filmes americanos, torna tudo um pouco mais difícil.

Boa performance do elenco, a menina que canta muito bem, o clima de romance juvenil e desafios realmente fazem do filme, assim como o humor que é muito bem aproveitado, um filme good vibes e compreensivamente popular. Principalmente aprendemos muitos sobre a realidade dos surdos,  virtude do filme mesmo sendo feito para adulto-juvenis. Mostra outra realidade frente ao famoso O Som Do Silêncio de 2019 que explorou de outra forma o mesmo tema de música, comunidade, família e surdez.

Resumindo, é um filme que alterna humor e drama, com uma boa performance dos atores, mas principalmente aborda alguns temas tabus, inclusive sobre a realidade dos pescadores nos EUA(curiosamente de fato na gravação, como havia a captura de peixes, um observador foi embarcado e um membro da gravação ficou por ter um limite de 10 pessoas na embarcação). Disponível na Amazon Prime, sendo que foi comprada curiosamente originalmente pela AppleTV+. Vale a pena conferir!


E de bônus uma linda canção em linguagem de sinais americana...com Sir Paul McCartney, Natalie Portman e Johnny Depp




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário