Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Matrix Awakens (Playstation 5)

     

Uma demonstração simplesmente imperdível para os que se interessam em ver o que o futuro nos reserva para os gráficos de jogos

                                                                                  
Plataforma: Playstation 5
- Metacritic
- Análise: Michael

No começo de 2020 tivemos uma demonstração do poder da nova engine para jogos da Epic, a Unreal Engine 5, rodando em um Playstation 5, através de um trailer que causou um certo alvoroço pela enorme qualidade gráfica apresentada:

Porém, no final do mesmo ano os consoles de nova geração foram lançados e os primeiros jogos apresentados, ainda que bonitos, estavam longe de apresentar o mesmo nível de realismo. Isso é até normal durante um período de transição entre gerações de consoles, mas o fato é que ainda faltava um gostinho da revolução gráfica que foi prometida. Isso finalmente mudou através da experiência Matrix Awakens feita na Unreal Engine 5 e lançada para ajudar a promover o quarto filme da franquia. Ainda que seja um demo bem curto, o que é apresentado é realmente muito impressionante em termos gráficos e mostra que estamos cada vez mais próximos de alcançar o fotorrealismo nos jogos.

A demonstração é divida em duas partes e traz uma introdução bem interessante que trata justamente desse conceito da tecnologia ser capaz de nos enganar e tornar difícil distinguir o que é real do que é virtual, algo que casa perfeitamente com a temática da franquia Matrix. O espectador precisa realmente prestar muita atenção para distinguir os atores de seus avatares digitais. Após isso, temos uma breve e impressionante cena de perseguição de carros com tiros e explosões dignos dos filmes de hollywood onde o jogador consegue controlar as ações em alguns momentos. Por último, somos deixados em um grande mapa de "mundo aberto" que traz a mesma experiência fotorrealista agora em um ambiente bem maior e povoado de carros e pedestres. Tudo isso com o tão falado "ray tracing" sendo aplicado em tempo real e gerando reflexões e sombras extremamente realistas.

Porém, nem tudo são flores e no PS5 em vários momentos temos problemas de engasgos nos frames e de slowdown. Isso sem falar do framerate que não chega a 30 fps e que, apesar de combinar bem com a temática cinematográfica que foi escolhida, está longe de ser ideal para um jogo. Fica a torcida para a Epic lançar o demo também para PC para sabermos se algum hardware atual seria capaz de rodar ele com desempenho mais aceitável.

Ainda assim, sem dúvidas esta é uma boa amostra de um futuro promissor para os jogos em termos de gráficos. Assim que as "amarras" da geração anterior forem cortadas e os jogos forem exclusivos para os novos consoles, poderemos ver o que estes hardwares tem realmente para oferecer. Por tudo isso, recomendo bastante que todos os que possuem um PS5 ou Xbox Series X/S baixem o demo e experimentem por si mesmos esta excelente amostra do que o futuro nos reserva. Caso contrário, deixo a seguir o vídeo que traz a demonstração completa no PS5:



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário