Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Power On - The Story of Xbox (2021)

Uma imperdível série documental que celebra os vinte anos da criação do primeiro Xbox e a trajetória da marca até os dias atuais

                                                                                                                      

Nota IMDb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2021
Título original: Power On: The Story of Xbox
Diretor: Andrew Stephan
Crítica: Michael

Este ano foi celebrado o vigésimo aniversário do lançamento do primeiro Xbox, um videogame que chegou ao mercado para romper um monopólio japonês no setor que já durava décadas. Com o fim da Sega como fabricante de hardware, sobraram as gigantes Nintendo e Sony como dominantes e coube à Microsoft o papel de enfrentar este desafio. Vinte anos depois, apesar de alguns percalços no caminho, podemos dizer que a Microsoft é hoje um dos gigantes da indústria de jogos e esta excelente série documental vem justamente para celebrar esta trajetória e trazer à luz vários momentos interessantes que aconteceram no caminho.

Dividida em seis episódios que estão disponíveis de graça no Youtube, esta série traz toda a jornada da Microsoft para entrar no mercado de consoles, desde a maturação da ideia que aconteceu no time DirectX que trabalhava na engine de jogos para PC até os dias atuais com o lançamento da nova geração de consoles Xbox Series. Com depoimentos da maioria dos principais envolvidos, até mesmo daqueles que não estão mais trabalhando na empresa, o documentário faz um excelente trabalho de relatar fatos que cercaram principalmente o desenvolvimento do primeiro console e das dificuldades para a Microsoft entrar em um mercado do qual sabia muito pouco.

Não faltam relatos de momentos engraçados ou esquisitos que retratam como era o ambiente das empresas de tecnologia no final da década de noventa e início dos anos 2000. Os relatos mais interessantes são os que envolvem a figura lendária de Bill Gates e das reuniões épicas que aconteceram para tentar convencer ele e seu futuro sucessor, Steve Balmer, a bancar o projeto. Outro momento crucial é o da apresentação do primeiro protótipo e de como ela quase fracassou. Fica evidente também o quanto eles estiveram perto de cancelar tudo e desistir, pois não faltaram desafios e prazos curtos a serem cumpridos.

Outro ponto interessante é como a série não deixa de expor os piores momentos desta jornada e de trazer a fala de aceitação de culpa dos envolvidos. Dentre estes, sem dúvidas o principal foi o famigerado problema das "luzes vermelhas da morte", ou Red Ring of Death, que afetou o Xbox 360 e fez com que praticamente todos os consoles do primeiro lote tivessem problemas de hardware e obrigou a Microsoft a fazer um "mega recall" e arcar com um prejuízo de mais de um bilhão de dólares. Temos também o fiasco da apresentação do Xbox One e do seu foco inicial em entretenimento e do modelo "sempre conectado", que fez a Microsoft perder a guerra dessa geração para a Sony e causou danos à marca que só agora estão começando a ser reparados.

No final, temos o melhor relato até hoje da história do Xbox desde a sua concepção até os dias atuais com uma excelente qualidade de produção e com depoimentos dos principais envolvidos em cada fase desta jornada. Um console que chegou com a ideia de ser um "PC para entretenimento" com facilidade para criar jogos e a aposta no modelo online e que hoje é a segunda maior força deste mercado bilionário. Sem dúvidas é imperdível para qualquer fã de videogames que se interessa em conhecer mais sobre o assunto e uma oportunidade excelente para entender como alguns projetos que parecem impossíveis conseguem sair do papel graças ao poder criativo e de superação dos envolvidos. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário