Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Yasuke (Primeira Temporada)

Animação de primeira, muita ação e trilha sonora inspirada não são suficientes para superar um roteiro fraco e um protagonista sem carisma
                                                                                                                                                                  

Nota IMDb: 6,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Yasuke
Criadores:  Lesean Thomas
Estrelas:  LaKeith Stanfield, Takehiro Hira, Maya Tanida
Crítica: Michael

Sou um grande fã de animes de samurais e quando vi o primeiro trailer de Yasuke, série original criada pelo NetFlix (levemente baseada em um livro), fiquei bastante empolgado de ver uma nova interpretação para o período Sengoku do Japão com uma pegada mais tecnológica, da mesma forma como foi feito pelo já clássico Afro Samurai. Porém, infelizmente esta nova tentativa esbarra em uma história fraca e mal desenvolvida, além da falta de carisma do seu protagonista e da pouca perspicácia para desenvolver melhor o tema do preconceito racial.

A série se situa em um Japão do século XV (período Sengoku) onde personagens históricos marcantes verídicos se misturam com uma visão fantasiosa que mistura alta tecnologia e magia. Neste cenário, uma jovem que começa a apresentar poderes misteriosos precisa da ajuda de um recluso samurai negro que esconde um passado sofrido. A premissa é até interessante, apesar de um pouco absurda, afinal o próprio Oda Nobunaga foi um dos primeiros a usar armas de fogo nas batalhas e não existiria uma razão para continuar usando samurais se robôs com canhões laser estivessem disponíveis para ele. Porém, mesmo aceitando isso, o roteiro peca por não desenvolver bem seus personagens e ser extremamente previsível. Até mesmo o protagonista Yasuke sofre com isso e ficamos sem entender muito bem suas motivações. Isso sem falar da péssima escolha de colocar um negro no papel de samurai totalmente subserviente a um senhor autoritário e achar que isso vai render boas discussões sobre preconceito racial.

Outro ponto negativo é a falta de carisma de Yasuke. Ainda que LaKeith Stanfield tenha uma excelente voz e se esforce no papel, a construção do personagem não ajuda ele a se destacar. O que era para ser humildade e honra acaba soando como apatia e conformação e falta a Yasuke a atitude que sobrava ao Afro Samurai de Samuel L. Jackson. Além disso, não temos nenhum outro personagem que tenha importância suficiente para ajudá-lo nesta missão.

Apesar de tudo isso é preciso destacar a excelente qualidade da animação e também da trilha sonora. Não faltam também boas batalhas e cenas de ação para os que buscam isso neste tipo de anime. Talvez estes sejam os únicos motivos para assistir à série e desde que se releve todos os problemas já mencionados.

Sendo assim, mesmo com uma excelente animação, uma inspirada trilha sonora e boas cenas de luta, Yasuke peca ao perder uma boa chance de rivalizar com o que já foi feito antes. Talvez a curta duração de apenas seis episódios tenha sido a maior culpada pela história corrida e previsível, mas também faltou mais cuidado em dar maior personalidade ao protagonista e também em escolher uma melhor forma de abordar o preconceito racial. Mesmo com um possível gancho para continuação, duvido que veremos outra temporada e Yasuke parece outra vítima da política de quantidade ao invés de qualidade.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário