Série da vez:Calls(2021)
Uma série que aposta em interpretação e no roteiro, contudo será que ela consegue manter o espectador engajado? Ou melhor ainda: por que essa série não deveria ter virado um podcast? Essas e outras respostas, sem spoilers, na crítica abaixo.
Há muito tempo atrás, o genero de novelas, antes de ficar viável o modelo de produção e principalmente custo, eram realizadas pelo rádio nas chamadas radionovelas. Várias atrizes da chamada Era de Ouro do cinema começaram nesse genero, também servindo as obras de ficção, sendo que a mais famosa obra de sucesso foi o episódio que levou ao pânico em várias cidades dos EUA na interpretação de Orson Welles da obra Guerra dos Mundos de H. G. Wells, isso lá em 1938! E aí veio a TV e o cinema e essa arte ficou relegada à raros shows de radio durante muito tempo. Mas ela se adaptou para os tempos modernos na media podcast e já entregou excelentes como Welcome to Night Vale, S-Town ou maravilhoso The Truth. E claro, Homecoming que virou uma série de mesmo nome da Amazon Prime Video. E aqui, além de algumas experiências do Jovem Nerd, a que mais se consolidou acabou sendo um audiodrama disfarçado que é as aventuras em RPG Call of Cthulhu.
E para sair da mesmice a Apple TV + topou ir um pouco mais além com a criação de Fede Alvarez unir o audiodrama com uma experiência audiovisual ....curiosa. Sem entrar muito em detalhes, são 8 episódios curtos entre 14/22 minutos interlacionados sobre eventos estranhos apocalipticos. E sim, tive a mesma sensação de "e lá vamos nós de novo". E parte da história, sim, cai em clichês. Mas na maioria dos momentos há surpresa, terror e curiosidade em entender o por quê dessas coisas estarem acontecendo, recompensando a experiência.
Com várias sutis referências pops e até religiosas, a história que alia terror e ficção científica aposta em manter tudo coeso na interpretação dos atores, que na grande maioria fazem um excelente trabalho, mas o oitavo e último episódio, por erros de roteiro e também interpretação deixam a bola cair só um pouquinho. Contudo há momentos memoráveis, com destaque para a história de Pedro...Com ... Pedro Pascal...:P
Resumindo, no melhor estilo Além da Imaginação, que nasceu do audiodrama como ideia, com certeza, essa série consegue gerar ansiedade, curiosidade e terror. E muitas vezes em tela você consegue sim ganhar algo a mais do que só a experiencia auditiva. Mas nem sempre. Às vezes parece mais um video do Radiohead. Aliás uma coisa que a obra, que soube aproveitar o período de quarentena de forma engenhosa para aproveitar um senhor elenco, pode sim render outras produções e quem sabe consolidar o retorno desse genero. É tudo uma questão de criatividade e sorte. Vale conferir sem dúvida!
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário