Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: A Escavação (2021)

 

Um excelente drama de época que adapta com louvor uma história verídica que tinha tudo para ser monótona

                                                            

Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Dig 
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Simon Stone
Estrelas: Carey Mulligan, Ralph Fiennes, Lily James
Sinopse: Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, uma viúva inglesa faz uma descoberta histórica ao contratar um arqueólogo amador para escavar misteriosas formações em suas terras.
Crítica: Michael

Mesmo já tendo assistido a vários documentários sobre arqueologia, devo confessar que nunca havia ouvido falar da história do túmulo de um rei medieval do século IV que foi encontrado na Inglaterra nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Coube ao NetFlix encabeçar esta produção e o resultado é muito bom em um drama de época com uma história interessante e excelentes atuações.

A trama mostra uma viúva rica com fascinação por arqueologia que, às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial, convoca um modesto ajudante de escavação de um museu local do interior da Inglaterra para escavar alguns morros curiosos dentro de sua propriedade. Sua intuição estava certa e eles encontram os restos de um "navio túmulo" do século IV recheado de tesouros arqueológicos, representando a descoberta mais importante da era medieval na Europa. O filme retrata muito bem todo o drama dessa escavação e do sentimento de urgência pela guerra iminente, além do impacto que a descoberta traz na vida de todos os envolvidos. Claro que alguns elementos foram inseridos na história verídica para aumentar o apelo dramático e isso inclui a ideologia de gênero que é uma das bandeiras do NetFlix. Além disso, temos romance, drama e também alguns questionamentos interessantes sobre o impacto da guerra. Tudo isso é contado em um ritmo bom e com uma produção caprichada, sendo que o filme tem "a cara" daqueles que são reconhecidos com Oscars, não que isso queira dizer muita coisa hoje em dia.

Em termos de elenco temos performances sólidas dos protagonistas. Carey Mulligan está excelente no papel da viúva Pretty e mostra bem a dor interna exigida pelo papel. Mas quem brilha mesmo é o talentoso Ralph Fiennes como o escavador meio bruto e humilde Brown, responsável pela grande descoberta arqueológica e mantido no posto para gerenciar a escavação mesmo depois que o Museu Britânico tomou a frente. Fiennes o interpreta de uma forma bem peculiar e torna difícil a tarefa de imaginar outro ator no mesmo papel.

Em suma, temos um ótimo drama de época que consegue contar de maneira interessante uma história verídica que, apesar de curiosa, tinha tudo para ser monótona se o foco ficasse apenas na descoberta arqueológica. Sem dúvidas ele deve receber algumas indicações a premiações da sétima arte e se ganhar não será nada injusto, principalmente pela interpretação de Fiennes. Ao focar nas pessoas que participaram deste evento histórico e na forma que elas foram mudadas por ele e pela guerra que estava começando, o filme transcende o aspecto de mero relato e entra na categoria de arte.

Link no NetFlix: https://www.netflix.com/br/title/81167887

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário