Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil

 

Uma série documental que, apesar de longa demais, traz todos os detalhes do caso Elisa Lam e algumas reflexões importantes

                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 5,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Crime Scene: The Vanishing at the Cecil Hotel
SinopseA fama do Hotel Cecil piora ainda mais quando a hóspede Elisa Lam desaparece. Uma série documental do criador de "Conversando com um serial killer: Ted Bundy".
Crítica: Michael

Confesso que não tinha planejado assistir a esta série documental original do NetFlix e nem tinha ouvido falar do caso Elisa Lam. Porém, depois dele aparecer na minha lista de sugestões e assistir ao trailer fiquei interessado e resolvi dar uma chance. Pois bem, após ver os quatro episódios é hora de dar o meu veredito e posso dizer que, apesar de longa demais e com ritmo inconstante, esta série traz praticamente todos os detalhes sobre o misterioso caso e ainda apresenta algumas lições importantes sobre o potencial destruidor da internet e da importância de diagnosticar e tratar adequadamente os distúrbios mentais.

Para quem, como eu, não conhecia o caso Elisa Lam, vale uma retrospectiva. Ela é uma jovem do Canadá que foi passar férias na Califórnia, se hospedou no famigerado Cecil Hotel e desapareceu misteriosamente sem deixar rastros. A única pista significativa foi um vídeo dela entrando no elevador no dia do seu desaparecimento e apresentando um comportamento estranho. Comentar mais do que isso iria estragar a surpresa para aqueles que não conhecem o desfecho. Segue o vídeo completo para quem se interessar:


O que torna este caso ainda mais bizarro é o fato dele ter acontecido no Hotel Cecil, um local com uma fama sinistra e com inúmeras mortes em suas dependências. A série explora muita bem isso e vai alternando os detalhes do caso Elisa Lam com a história conturbada do hotel. Para dar maior credibilidade, temos depoimentos dos principais envolvidos nos eventos, tanto da polícia quanto do hotel. Além disso, ele também mostra a repercussão do caso na imprensa e principalmente na internet, sendo que nesta última vale um destaque.

Nos dias atuais a figura do "youtuber" é cada vez mais comum e dentro desse universo existe uma categoria chamada de "websleuths" que, com uma tradução livre, seriam os "detetives virtuais". O caso Elisa Lam despertou muito interesse desse nicho e ouve uma enxurrada de postagens relacionadas. O problema é que quase sempre não se trata de pessoas com o treinamento adequado e não existe a preocupação com a divulgação de informações sensíveis. O documentário mostra inclusive o impacto devastador na vida de uma pessoa que foi acusada erroneamente pelos detetives virtuais de ter sido o responsável pelo desaparecimento de Elisa Lam e como até hoje ele paga o preço por esta injustiça.

Sendo assim, para quem tiver paciência para aguentar a duração excessiva e a alternância de assuntos que propositalmente adia revelações importantes, esta é uma excelente opção que traz o relato definitivo sobre o caso Elisa Lam e também uma conclusão satisfatória que não alimenta teorias conspiratórias. De quebra, ainda traz uma ótima reflexão sobre a importância de usar a internet com sabedoria e também do diagnóstico e tratamento adequado de distúrbios mentais. 


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário