Filme da vez:Sementes Podres(2018)
Um pequeno grande achado no meio do catálogo na NetFlix, esse filme alterna momentos tristes com alegrias na vida de antes morador de rua Wael que tem a chance de mudar a vida de 6 jovens. Confira mais detalhes na crítica abaixo.
Às vezes uma mentirinha não faz mal...:P |
Saindo de um ano tal difícil como 2020 e o começo meio punk como 2021, às vezes encontrar um filme que tem uma mensagem bonita como esse é o que dá uma animadinha pra encarar mais desafios né? Principalmente para os educadores que lutam contra tudo e contra todos para tornar o mundo melhor. E é justamente isso que trata o filme. Que muitas vezes pessoas rotuladas como fracassos, com o estimulo correto, podem sim render maravilhosos frutos. Isso com a boa e velha receita de cuidado e estimulo. Ou como o filme começa dizendo "Lembrai-vos sempre de que não há ervas daninhas nem homens maus: - Há, sim, maus cultivadores"(Victor Hugo).
Em uma arte muito bem dominada por franceses e argentinos, uma espécie de roteiro agridoce, como muitas vezes é a vida, boas coisas são alternadas com coisas tristes, o filme alterna entre presente e flahsback de Wael e Monique e a ligação com a vida dos 6 jovens. Wael mesmo não tendo muito conhecimento da teoria didática, tenta ao máximo ensinar o que aprendeu ao longo da sua vida. E mesmo com momentos tristes, a leveza de alguns momentos, excelente desempenho do elenco, o humor e o texto inteligente, mesmo tendo alguns clichês, o conjunto da obra faz valer sem dúvida a descoberta desse filme. E acredito que é ainda mais emocionante para quem aceitou ao chamado de dedicar seu tempo em dar algo que nenhuma outra pessoa vai pode tirar delas que é o conhecimento e sede por saber.
Resumindo, dica de um colega meu, esse filme é um calorzinho no coração com uma boa reflexão sobre o que damos como entrada para jovens pode gerar sim um resultado diferente para o futuro deles. Também gera no espectador quiçá a reflexão em um ciclo entre que tipo de sementes e maus cultivadores podemos virar. Inclusive fala de certa forma com o recente(mias dark) Tigre Branco. Disponível no NetFlix no momento dessa postagem.
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário