Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras impressões: Xbox Series X

Em uma opinião sincera, confira pontos fortes, defeitos e dúvidas sobre o futuro desse peculiar console. Será que vale a pena?

E ainda é um ótimo descongelador de açaí!


Mesmo correndo o risco de estar datada rapidamente essa análise, hoje, dia 16 de novembro de 2020, acho que poderia ficar pelo menos como opinião de referência para quem está pensando entre o PS5, um upgrade agressivo no PC ou o novo console top de linha da Microsoft essa análise dos pontos fortes, fracos e dúvidas para o futuro. 

Aí, antes um contexto. Eu tenho um PC bacaninha, com uma RTX 2080 de referência, basicona, uma placa mãe também simples e um processador bacaninha i9. Aí isso ajuda a comparar com o PC já que isso vai entrar na avaliação dos gráficos. Outra coisa é a TV que eu uso também de monitor que é uma C9 que permite pegar 120 Htz nos novos consoles, mas ironicamente não placa de vídeo, problema da série 20xx.

Explicado o contexto inicial, a primeira coisa que eu tenho que comentar é que o console é surpreendentemente compacto. Ele é pesadinho, e vendo a construção do mesmo, de forma sanduiche como foi possível ver em alguns vídeos que mostram suas entranhas, e até pequeno se comparado ao enorme PS5 inicial. Nos detalhes ele lembra demais o Xbox X. E até que ele fica bem deitado. Desde de que...

Houve alguns boatos de que eles esquentava um absurdo ou até fazia barulho de ventoinha e esses, na minha opinião são totalmente desencontrados. Há um pequeno bafinho de dragão, mas coisa leve mesmo. Na dúvida evitei colocar na direção da tela, e ironicamente no inicio vem aqueles tradicionais vapores de óleo de máquina nova. Logo depois o cheiro sumiu. E é um silêncio impressionante. Mesmo quando o pau estava quebrando no jogo, um silêncio impressionante. Esses são bons positivos.

Outro ponto positivo é a rapidez de troca de jogo ou até loading, tirando raríssimos casos onde mesmo esses, de alguns minutos a coisa caia para um minuto. É curioso como podemos ficar mal acostumados à isso...:P Nos meus testes, fui abrindo e saindo dos jogos e voltando logo em seguida de mais de 10 jogos e tudo rodou bonitinho. Tudo isso ficou mais fácil pelo excelente acervo da Game Pass Isso é definitivamente uma coisa boa. Dado o preço impeditivo da memória dedicada de expansão, não pudemos testar a mesma, ainda que usando hds externos consegui levar e trazer jogos sem problemas entre as duas gerações, precisando às vezes de uma atualização. Só que o que eu imaginava uma coisa só ruim, pelo menos no começo, de estar em um formato proprietário, a Sony está provando que não é tão assim já que até agora não sabemos quais modelos vão ser compatíveis, não apenas os chamados Gen 4, confundindo os primeiros usuários, sendo que essa funcionalidade vai estar desabilitada até um segundo momento. Estranho... 

Mas nem tudo são flores no novo console. Nas opções de som, há poucas alternativas de headset, o que rendeu uma engraçada situação de parecer um bug de som no jogo, mas é um problema no ajustes do 7.1. Outra coisa curiosa é que a opção draconiana de modo desempenho/melhor resolução fica a cargo do jogo, isso nos adaptados para o console. Ou seja, sim há uma melhora de imagem frente ao Xbox X, mas ela é, quando o jogo permite, 60 frames. Fora isso não espere muita coisa, em regra, se o mesmo não foi adaptado para o console. 

Outro problema que vai afetar 0,1% da população dos jogadores de Xbox é que infelizmente, pelo menos por enquanto, o novo console não é compatível com o novo Kinect, o que é uma pena. Há excelentes jogos de exercícios que vão ficar realmente presos no Xbox One... Também pode ser um forte indício de que a MS deve apostar em algum novo dispositivo de captura/realidade virtual/estendida. 

E claro, o elefante no meio da sala é: o desempenho é melhor mesmo do que de um PC com uma RTX? Resposta curta: não. Resposta mais longa, depende...:P Porque por uma solução dedicada, a questão de frame rate praticamente bem constante, quase zero de configuração(só o ajuste inicial para sua TV e depois escolher o tipo ou desempenho ou resolução para os jogos adaptados), e claramente uma série de escolhas de configurações de opções para o console, fazem que o resultado seja abaixo, mas excelente para o público em geral. Mas se você vier do Xbox X, vai ter um upgrade bom, mas quem vem do One normal vai sentir bem a diferença, principalmente no frame rate. Jogos adaptados e que joguei no PC como Borderlands 3, Destiny 2 e Forza Horizon 4 ficaram muito bonitos, mas o PC ganhava nos detalhes, enquanto o console no framerate por causa da limitação de frequência do HDMI 2.0. E daí vamos abrir um último parêntesis.

Pelo o que se fala por aí, de fato o irmão menor, o Xbox Series S, além de claramente vir para substituir os Xbox Ones, parece que de fato foi uma boa estratégia para uma grande maioria que não tem uma TV com hdmi 2.1 ou não deseja/quer gastar em um Series X. E o bichinho, pelo o que falam, é bem rápido e surpreende mesmo não focando no 4k! Isso é importante. 

Por fim uma coisa que foi um ponto contra foi o controle. Apesar da textura na parte do manche ser interessante, o controle em si dá uma impressão de perda de qualidade, algo como impresso 3D praticamente. Tanto que uma pequena rebarba "mordeu" a minha camisa infelizmente. E o D-Pad, ainda que seja claramente uma lição apreendida de sucesso do controle Elite, está fazendo muito mais barulho. Ou seja, a não ser que você faça muita questão do botão de share, continue com os controles do Xbox One que parecem mais bem feitos. Se ocorreram mudanças mecânicas substanciais, vamos descobrir no futuro.

Resumindo, dado problema grande de oferta de placas e processadores no PC, assim como um público que só quer ligar o console e jogar, acredito que sim, o Series X é uma evolução. Mas a MS acerta sim em segmentar com o irmão menor e mais simples que roda mirando algo diferente de 4k. E estamos no começo da geração, assim nesse momento, tendo poucos jogos adaptados para essa nova realidade. Contudo, depois da empolgação da velocidade, o que realmente faz diferença no console é o Game Pass. Então se for investir nesse console, não esqueça de fazer essa assinatura. E falando nisso, não esqueça, se puder de fazer o truque de encher o máximo de Xbox Live e depois pedir a conversão para o Game Pass. Pena que só funciona quando você não tema uma assinatura ativada...:(

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital) 

Nenhum comentário