Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Console Wars (2020)

Um excelente documentário que foca na guerra entre Nintendo e Sega pela dominação do mercado de videogames nas décadas de oitenta e noventa

                                                                                                                    

Nota IMDb: 7,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2020
Título original: Console Wars
Diretor: Blake J. Harris, Jonah Tulis
Crítica: Michael

Atualmente a indústria dos jogos eletrônicos movimenta mais dinheiro do que as indústrias da música e do cinema juntas. E se hoje Sony, Nintendo e Microsoft dominam o mercado, antes não era bem assim. Em uma época em que a Nintendo reinava suprema, uma outra desconhecida empresa japonesa chamada Sega apareceu juntamente com um porco-espinho chamado Sonic para desafiar a gigante e travar uma das guerras comerciais mais épicas dessa indústria. Este documentário foca justamente nesta batalha e em todas as curiosidades que a cercaram.

Logo após o famoso "crash" da indústria de videogames no início da década de 80, ninguém esperava que ela tivesse algum futuro. Porém, quando a Nintendo lançou o Nintendo Entertainment System e com a ajuda de um encanador bigodudo chamado Mario, essa indústria renasceu com força total e hoje é uma das mais lucrativas do entretenimento. A Nintendo então se transformou em uma gigante incontestável e que dominava com mão de ferro o mercado de videogames, inclusive intimidando os revendedores e concorrentes. Neste cenário, quando a Sega resolveu desafiar essa hegemonia, logicamente ela desencadeou uma verdadeira batalha comercial com a Nintendo.

Este documentário da CBS conta esta história com a ajuda de entrevistas com os principais envolvidos e também excelentes animações pixeladas para dar uma maior dramaticidade. Quem assistiu à recente primeira temporada da série documental original do NetFlix chamada GDLK (fizemos a análise aqui) já vai ter visto os principais detalhes da batalha entre Sega e Nintendo, mas aqui temos muito mais fatos e curiosidades apresentadas. Um dos pontos interessantes para mim foi descobrir que por trás da imagem de empresa de jogos infantis e amigável da Nintendo existiam executivos ferozes, dominadores e até mesmo cruéis, com detalhes das táticas questionáveis que eles usaram para manter sua liderança nos Estados Unidos. E como um bom "segamaníaco", também fiquei feliz de saber mais detalhes da história da ascensão e queda da Sega, causada principalmente pela rivalidade entre a filial americana e japonesa que dividiu a empresa.

Outro ponto interessante abordado diz respeito às agressivas estratégias de marketing adotadas, principalmente pela Sega quando estava tentando crescer no mercado. Ao atacar diretamente a Nintendo e focar no público adolescente e em grandes marcas de esportes e estrelas conhecidas, ela conseguiu virar um jogo que parecia impossível. Exemplo disso é o famoso slogan "Sega does what Nintendon't" e o vaporware do "blast processing" que foi inventado para dar uma vantagem inexistente para o Sega Genesis sobre o concorrente da Nintendo. Isso sem falar dos impagáveis comerciais com os gritos "Segaaaa!" ou até com estrelas como o saudoso Ayrton Senna, como a compilação mostrada a seguir:

Com uma hora e meia de duração, este documentário é simplesmente imperdível para todos os que vivenciaram esta época como jogadores e também para os mais novos que se interessam pela história da indústria de videogames. E, no final das contas, quem saiu ganhando com esta batalha entre Sega e Nintendo fomos nós fãs de videogames, presenteados com jogos e personagens inesquecíveis que trazem encanto e diversão até hoje.



FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário