Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Japão Submerso(2020)

Nesse drama cheio de ação, horando aqueles bons filmes catástrofe, a saga de uma família para algum lugar seguro enquanto o Japão literalmente afunda é carregado de simbolismo, falando ao espectador o que é ser japonês e resiliência que isso implica. Confira , sem spoilers, mais detalhes, na crítica abaixo

Um bom exercício de umidificação ocular
Um bom exercício de umidificação ocular


Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Nihon Chinbotsu
Ano de Lançamento: 2020
Estrelas: Tomori Muranaka(Go Muto), Yûko Sasaki(Mari Muto), Masaki Terasoma(Koichiro Muto), Reina Ueda(Ayumu Muto), entre outras estrelas
Crítica: Dissonant

Há uma tradição do japonês em ameaças que resultam em catástrofe e recomeço, seja por invasão de monstros, terremotos ou alguma outra ameaça inclusive do espaço. E tudo isso tem um forte simbolismo de resiliência e identidade nacional de que apesar de tudo, o país vai sobreviver, com fartos exemplos ao longo da sua História. E bem nessa entoada que essa série de 10 capítulos a série se pergunta justamente o que define o Japão, e se ele deixaria de existir quando seu território fosse embora para o fundo do mar.

Em uma história dramática bem tipo anos 80, que deixaria o George R R Martin orgulhoso, essa terceira versão se atualizou para levantar questões importantes como o racismo, o ultra-nacionalismo, o sexismo, mas também a união, solidariedade e promessa de reconstrução, não importa quando ou como. Esse é o aspecto mais universal e também bonito da série que tem uma animação de certa forma datada(ou clássica, dependendo do seu ponto de vista), mas não atrapalha a carga emocional do mesmo.

Claro que ao longo da sua história o Japão teve capítulos muito reprováveis, como os ressentimentos de vizinhos que ainda se demonstram muito viscerais até hoje, mas como demonstram a série, não importa que tipo de tragédia se impõem sobre um povo, se a ideia de nação permanece, ela estaria viva com seu ele, onde ele estiver. Inclusive, curiosamente, é justamente o sentido da carta de rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial. 

Resumindo, contrariando a minha escolha geral, é uma boa série em anime, com boas questões para o Japão moderno, além de inspiração para tempos tão complicados como os da Pandemia. Disponível na NetFlix.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)







Nenhum comentário