Fica a dica: Como diminuir as chances de "burn in" na sua TV de Oled
O fantasma do "burn in" e algumas dicas de como evitar que aconteça com você |
Como cinéfilo e "gamer de sofá", eu sempre investi bastante em televisões quando comecei a ganhar dinheiro suficiente. Eu também procuro acompanhar as novas tecnologias, mesmo tendo pulado algumas (como as de Plasma). Sendo assim, quando ouvi falar das televisões de Oled já fiquei bastante interessado pelo fato da possibilidade de se ter um tela fina, com "preto perfeito" e contraste infinito. Porém, não existe almoço grátis e a tecnologia tem um calcanhar de Aquiles semelhante ao que ocorria com as de Plasma: o famigerado "burn in". Este fenômeno nada mais é do que a gravação permanente de elementos estáticos na tela como logos de emissora ou até de jogos. Desta forma, considerando que já estou na minha segunda tv desta tecnologia e que a primeira apresentou esse problema, resolvi deixar aqui algumas dicas sobre como diminuir as chances de "burn in" na sua tv de Oled.
Em primeiro lugar, gostaria de dar meu depoimento sobre o motivo de eu ter comprado uma segunda tv de Oled mesmo após a minha primeira apresentar o problema. Segue uma foto da minha LG Oled B6 com duas pequenas manchas na parte inferior da tela e uma faixa grande mais escura na lateral direita (após mais ou menos dois anos de uso):
No entanto, quando colocado um conteúdo normal, praticamente não se percebe as manchas:
Além disso, acontece que a qualidade de imagem é simplesmente imbatível. Para quem, como eu, gosta de assistir ou jogar em ambiente totalmente escuro, não há nada melhor do que o preto absoluto de uma Oled e seu contraste infinito que aumentam bastante a qualidade da imagem em geral. Sendo assim, ao meu ver o risco do "burn in" é inferior ao benefício da satisfação que tenho com a tv de Oled. E os novos modelos oferecem um risco menor do problema, ainda que ele continue presente. Até que apareça uma tecnologia que ofereça os mesmos benefícios sem esse risco, vou continuar com ela. A promessa é que as novas tvs de "mini led" serão justamente isso, mas elas ainda vão demorar algumas anos até chegarem ao mercado consumidor com preços competitivos.
Então vamos às dicas, mas antes é importante dizer que, mesmo se feitas em conjunto, não são garantia de que sua tv de Oled não apresentará "burn in", pois existem fatores imprevisíveis nessa equação (como por exemplo a qualidade do painel da sua tv). Além disso, essas dicas valem para todas as marcas e modelos, independente do tempo de uso. Recomendo aplicar o maior número possível dessas práticas para diminuir bastante o risco que isso aconteça com você.
Nenhum comentário